Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Empresário indiano perde 8,2 bilhões de dólares e sai do grupo dos 10 mais ricos do mundo

Gautam Adani foi considerado o homem mais rico da Ásia e o que mais enriqueceu em 2022

31 jan 2023 - 19h54
Compartilhar
Exibir comentários
O bilionário indiano Gautam Adani
O bilionário indiano Gautam Adani
Foto: Reprodução/Twitter

Considerado o homem mais rico da Ásia e o que mais enriqueceu em 2022, o empresário indiano Gautam Adani perdeu a posição entre os dez mais ricos do mundo. De acordo com a bolsa de valores globais, o indiano perdeu 8,21 bilhões de dólares (equivalente a R$ 42 bilhões) em um dia e caiu para a 11ª posição no ranking de bilionários da Bloomberg na segunda-feira, 30.

O empresário é fundador do Adani Group, um conglomerado de sete empresas que atuam desde operações portuárias na Índia até minas de carvão na Austrália. A fortuna de Gautam Adani é estimada em 84,4 bilhões de dólares no total. Esse valor parece alto, mas já foi ainda maior, chegando a 150 bilhões de dólares em setembro de 2022.

A queda no valor da fortuna do indiano, de acordo com o ranking da Bloomberg, aconteceu há uma semana, no último dia 23. Adani possuía 120 bilhões de dólares, mas a fortuna sofreu uma queda de 35,6 bilhões de dólares em apenas sete dias. 

A baixa no patrimônio aconteceu devido ao derretimento das ações do Adani Group nas bolsas de valores. A empresa de investimentos Hindenburg Research afirmou que o grupo desenvolveu um "sistema de fraude na contabilidade durante décadas", manipulando os lucros "para manter a aparência de boa saúde financeira e de solvência" de todas as suas filiais de capital aberto listadas em bolsa.

Desde então, a Adani Enterprises, que é uma das principais subsidiárias do grupo, teve queda de 15% na bolsa de valores de Nova York.

A Hindenburg apontou em relatório as supostas fraudes, e Adani respondeu que as acusações seriam "mal-intencionadas". Mesmo assim, a resposta não foi suficiente para reverter a baixa na fortuna do bilionário.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade