Encontro promove educação financeira e previdenciária
Atividades serão desenvolvidas em diversas regiões do País
Já estão abertas as inscrições para a inauguração da Semana Nacional de Educação Financeira, que começa no dia 5 de maio, no Rio de Janeiro. A informação é da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, que integra o Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef). As inscrições podem ser feitas pela internet.
Essa é a primeira vez que o Conef promoverá o evento no Brasil. Ela se estenderá até o dia 9 de maio, em diversas regiões do País. O objetivo é divulgar a estratégia nacional de educação financeira. Essa política pública foi lançada pelo governo federal em 2010 e visa a promover a educação financeira e previdenciária da população, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência do sistema financeiro e a tomada de decisões consciente por parte dos cidadãos.
Dentro da agenda oficial do evento, a CVM promove, no dia 6 de maio, um novo Encontro com Investidores, destinado a investidores, estudantes, professores, representantes de entidades do mercado de capitais e demais interessados. Durante o encontro, especialistas abordarão temas como os direitos dos consumidores nos serviços financeiros, planejamento financeiro, investimento consciente, entre outros.
Além da CVM, integram o comitê o Ministério da Fazenda, Ministério da Educação, Ministério da Previdência Social, Ministério da Justiça, Banco Central do Brasil, Superintendência de Previdência Complementar, Superintendência de Seguros Privados, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, BM&FBovespa – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo, Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização, além da Federação Brasileira de Banco