Entenda por que casais gastam menos neste Dia dos Namorados
Como a maré da economia brasileira não está para peixe, os presentes dados pelos casais no Dia dos Namorados deste ano deverão ser mais baratos do que em 2014, de acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) sobre a expectativa de compra dos consumidores. Segundo o levantamento, 52,4% dos pombinhos entrevistados pretendem gastar menos na compra dos mimos para o parceiro (a). As principais justificativas para o "aperto" são o desemprego (25,8%) e o endividamento (24,9%).
Diante desse cenário, o consumidor deverá gastar, em média, R$ 138 com o presente do amado (a) no próximo dia 12 de junho - em 2014, o valor médio foi R$ 158,81 -, pois quase 80% dos consumidores acreditam que o valor dos produtos está mais alto do que no ano passado. Segundo Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, o cenário econômico, determinante para o comportamento das vendas, também tem impacto em datas comemorativas como o Dia dos Namorados. “A desaceleração da economia, com o crédito aos consumidores cada vez mais restrito, a inflação elevada e as altas taxas de juros, diminui o poder de compra do consumidor e a principal medida para salvar as finanças é o corte de gastos”, explica.
Homens pretender gastar mais
Quando analisado o perfil de quem vai presentear no Dia dos Namorados, 67,9% pretendem comprar presentes para o esposo (a) e 26,2% para o respectivo namorado (a). Assim como nos anos anteriores, os homens pretendem presentear mais do que as mulheres: são 76,7% contra 59,6%. O valor médio previsto para ser gasto pela ala masculina também é maior: eles pretendem gastar, em média, R$ 164 - já as mulheres, R$ 114.
Já entre os 29,9% que pretendem gastar mais neste ano, 31,3% afirmam querer comprar um presente melhor, 30,8% dizem que vão gastar mais devido à alta nos preços dos produtos, e apenas 18,5% atribuíram a compra a uma eventual melhoria de salário.
Compra à vista
Entre as formas de pagamento que os consumidores pretendem utilizar para comprar o presente do Dia dos Namorados, destaca-se o pagamento à vista. O dinheiro é a principal modalidade (57,7%), bem à frente da escolha pelo cartão de débito (7,1%). É importante destacar também o cartão de crédito à vista (16,4%) e o cartão de crédito parcelado (15,7%). “Isso mostra que a grande maioria das pessoas, aproximadamente 65%, vai comprar presentes à vista. O momento é de fazer reservas e não se endividar, e o pagamento parcelado de presentes pode prejudicar o pagamento de contas básicas no futuro”, explica a economista do SPC.
Roupa como principal presente
A pesquisa também revelou que a roupa é o principal item escolhido para presentear no Dia dos Namorados, com 46,5% das respostas. Logo após, aparecem calçados (22,2%), perfumes ou cosméticos (22,2%), acessórios de moda (10,3%) e o próprio jantar como presente (8,1%). O shopping center é o principal lugar onde as pessoas têm a intenção de comprar os presentes (45,3%), mas também aparecem as lojas de rua (22,8%) e as lojas virtuais (9,7%).
Com informações da CNDL e do SPC Brasil
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