Entenda por que está mais difícil minerar Bitcoin: assista
Entende porque acontece essa dificuldade: assista ao vídeo com o especialista
Segundo a plataforma BTC, a dificuldade de minerar Bitcoin atingiu o maior valor da história, chegando em 36,835 trilhões de hashes (taxa que mede o processamento dos computadores que estão minerando a moeda). Mas o que isso significa na prática?
Basicamente, significa que, apesar de já trabalharem com supercomputadores, os mineradores precisam usar uma capacidade computacional ainda maior para resolver os complexos problemas matemáticos envolvidos no processo de mineração. E o problema se agrava no Brasil, como alerta Ray Nasser, presidente da Arthur Mining, mineradora de Bitcoin.
O que é a mineração de Bitcoin
Em termos simples, trata-se de um processo de adicionar registros de transações ao livro-razão público do Bitcoin, que armazena transações passadas. Este livro-razão é chamado Blockchain pelo fato de ser uma cadeia de blocos de transações/registros.
Depois que um bloco é minerado, os usuários da rede que rodam o software (full node) podem validar se o trabalho foi realizado corretamente, de forma simples e quase sem custo.
Mineração de Bitcoin é chamado assim porque se assemelha com a mineração de outros commodities que requer esforço e lentamente faz com que uma nova moeda esteja disponível a uma taxa que se assemelha a taxa de que commodities como ouro são minerados do solo.