Entre as polêmicas de Elon Musk e as vendas baixíssimas, as ações da Tesla só encontram uma saída: o colapso
As vendas caíram 76% na Alemanha, o principal mercado da Europa; na China, a queda foi de 49% e é o pior resultado de vendas desde o verão de 2022
Estamos apenas nos primeiros meses de 2025 e a Tesla está enfrentando um momento extremamente complicado. Em 2024, a empresa não conseguiu aumentar suas vendas — uma verdadeira anomalia para a companhia. E 2025 não começou com o pé direito. Por enquanto, temos o desempenho de apenas dois meses, mas os dados são extremamente negativos em todos os mercados. E as ações estão sofrendo com isso.
Mais de 100 dólares
Você tinha 10 ações da Tesla exatamente um mês atrás? Temos más notícias. Nas últimas quatro semanas, o valor total dessas ações caiu de pouco mais de 3.700 dólares para cerca de 2.700 dólares. Sim, para cada uma delas, o preço da ação caiu 100 dólares.
É uma queda que alguns analistas justificam fazendo referência ao conceito de cult stock. Ou seja, uma ação cujo valor é mais baseado no que ela promete representar no futuro do que no que realmente vale hoje. São ações que se sustentam em promessas futuras ou rodadas de financiamento que supostamente serão o alicerce para lançar produtos revolucionários.
No caso da Tesla, a ação da montadora sempre foi entendida como um bom exemplo desse tipo de situação. Durante anos, a empresa operou no prejuízo e se manteve com o apoio de investidores que acreditavam cegamente em Elon Musk. Após muito tempo sustentando essa confiança, eles viram que a companhia poderia, de fato, se tornar lucrativa.
Um círculo vicioso
Em outubro de 2024, a ação da Tesla estava pouco acima dos 210 dólares. Hoje, vale um pouco menos de 270 ...
Matérias relacionadas