Equador usa o dólar americano como moeda oficial; veja outros países
Dolarização é adotada quando há problemas no controle da economia local
Além de reger transações comerciais no mundo — salvo exceções para a China e a Rússia, por exemplo — o dólar também é a moeda oficial de alguns países que perderam o controle sobre suas próprias economias. Veja a seguir onde a moeda local mais usada é o dólar americano além dos Estados Unidos.
Aqui na América do Sul, o Equador usa o dólar como moeda oficial. A 'descoberta' causou um burburinho nas redes sociais, após ser publicada pelo comentarista esportivo Pedro Certezas.
Caralho, o João Guilherme falou na narração e fiquei zonzo
Fui procurar e de fato é isso mesmo.
A moeda no equador é o DÓLAR! Dólar dólar mesmo. Que porra é essa pic.twitter.com/cYyr1lMuSK
— Pedro Certezas (@pedrocertezas) June 7, 2023
A dolarização no Equador aconteceu no ano de 2000, quando o então presidente Jail Mahuad declarou o dólar como moeda oficial. Isso aconteceu porque, na época, o país atravessava uma crise econômica e inflacionária intensa. A escolha pelo dólar acontece por causa da confiabilidade do dólar americano e por perder pouco valor com o tempo.
Situações semelhantes aconteceram em El Salvador (que também adotou o Bitcoin como moeda oficial), Zimbábue, Ilhas Marshall, Micronésia, Palau, Timor-Leste e Panamá - sendo que este último até possui uma moeda própria, a Balboa, que é páreo ao dólar, o que faz com que muitos panamenses utilizem a própria moeda americana.
Outro caso que chamou muita atenção na história recente aconteceu em Zimbábue. A superinflação do país em 2008 era tanta que chegaram a criar uma nota de 100 trilhões de dólares zimbabueanos antes da dolarização oficial.