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Especialista compartilha dicas para aproveitar e aplicar feedback de clientes

17 ago 2024 - 06h20
(atualizado em 19/8/2024 às 12h18)
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Resumo
Clientes insatisfeitos são uma fonte de aprendizado valiosa para empreendedores, permitindo melhorar a satisfação e promover crescimento sustentável.
Reinaldo Boesso
Reinaldo Boesso
Foto: Bernardo Coelho / Divulgação

Clientes insatisfeitos representam uma valiosa fonte de aprendizado. Por isso, é fundamental aos empreendedores que buscam aprimorar seu desempenho e aumentar suas vendas, dediquem atenção especial às críticas recebidas, talvez até mais do que aos elogios. Esse cuidado permite melhorar a satisfação das empresas ou pessoas atendidas, e ao mesmo tempo, colabora para um crescimento sustentável do negócio.

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Segundo Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB, fintech especializada em pagamento através de boleto parcelado, estar numa posição de conforto não deixa o negócio melhorar. “É através de feedbacks negativos que é possível realizar mudanças que farão com que a empresa cresça”, explica. 

O empresário ressalta que muitas vezes, se o cliente não fechar, a culpa pode ser da empresa. “Isso faz com que, constantemente, o empresário se obrigue a rever processos, discurso de vendas e até mesmo a solução que oferece. A partir das críticas, é possível perceber se não foi possível conseguir demonstrar valor suficiente na proposta apresentada ou se o cliente tem algum motivo que precisa ser um ponto de melhoria”, diz Boesso. 

Confira algumas formas que podem ser usadas para pedir feedback dos clientes em um negócio digital: 

Utilize Pesquisas Online: Ferramentas como Google Forms, SurveyMonkey e Typeform permitem criar pesquisas personalizadas para obter insights. “Você pode distribuir via email, redes sociais ou diretamente no site, e ainda pode oferecer incentivos, como descontos ou brindes, para aumentar a taxa de resposta”, sugere o CEO da TMB Educação.

Implemente Feedback em Tempo Real no Site: Use widgets de feedback, que aparecem em momentos específicos durante a navegação do usuário.

Monitore Redes Sociais: Utilize ferramentas de monitoramento de redes sociais, como Hootsuite ou Sprout Social, para acompanhar menções e comentários sobre a marca. “Não se esqueça de responder tanto elogios quanto críticas”, ressalta Reinaldo Boesso. 

Realize uma análise dos dados: Avalie os dados e comentários recebidos por meio dos canais de atendimento ao cliente, como chat online, email e telefone; e identifique padrões comuns e problemas recorrentes que precisam ser resolvidos.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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