Estados Unidos suspendem importação de carne brasileira
Governo americano afirma preocupação sanitária para justificar medida e pede ações do Ministério da Agricultura para solucionar problema. EUA controlam todas as carnes importadas do Brasil desde escândalo em março.O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, anunciou nesta quinta-feira (22/06) a suspensão das importações de carne bovina fresca do Brasil devido a recorrentes preocupações de segurança sanitária.
Segundo nota divulgada pelo Departamento de Agricultura americano (USDA), a suspensão será mantida até que o Ministério da Agricultura do Brasil tome ações para corrigir o problema.
Desde março, após o escândalo revelado pela Operação Carne Fraca, o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do USDA controla todas as carnes importadas pelos EUA procedentes do Brasil. Os agentes do órgão recusaram a entrada de 11% delas. O índice seria "substancialmente maior" na comparação com outros países.
De acordo com o comunicado, o órgão rejeitou 106 lotes de carne bovina fresca brasileira por causa de "preocupações com a saúde pública, condições sanitárias e questões de saúde animal". Segundo o USDA, o governo brasileiro tentou responder às preocupações do governo dos EUA nesta quarta-feira, ao suspender a exportação de cinco plantas do país para os americanos.
"Garantir a segurança do abastecimento de alimentos de nossa nação é uma das nossas missões críticas e que nós levamos com grande seriedade", destacou Perdue, no comunicado. "Minha primeira preocupação é proteger os consumidores americanos. É isso o que fizemos ao suspender a importação de carne fresca do Brasil", concluiu.
Após um pedido de autoridades americanas, o Ministério da Agricultura anunciou nesta quarta-feira a suspensão das exportações de cinco frigoríficos para os Estados Unidos, devido a irregularidades provocadas pela reação à vacina contra a febre aftosa.
Foram suspensas as exportações de três plantas da Marfrig, localizadas em São Gabriel (RS), Promissão (SP) e Paranatinga (MS); uma da JBS, localizada em Campo Grande (MS); e uma da Minerva, em Palmeiras de Goiás (GO).
Operação Carne Fraca
Lançada pela Polícia Federal em 17 de março, a Operação Carne Fraca trouxe à tona suspeitas de irregularidades na produção e fiscalização do setor. A PF descobriu e desarticulou um esquema de corrupção envolvendo frigoríficos, fornecedores e fiscais agropecuários, que recebiam propina para amenizar fiscalizações.
A Operação Carne Fraca provocou turbulências no mercado interno e de exportação de carne. O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e de frango e o quarto no segmento de suínos.
Após o escândalo, 22 países e a UE impuseram restrições parciais ou totais às importações do produto e a média diária de exportação de carne caiu 19%, segundo informou o Ministério da Indústria e Comércio Exterior.
CN/efe/abr