Estratégias para conquistar mais clientes para seu e-commerce
Conheça as 8 estratégias para conquistar clientes no e-commerce
O e-commerce está em expansão no Brasil e no mundo. É o que aponta o relatório Global Payments Report, divulgado recentemente pela Worldpay from FIS. No cenário mundial, a projeção é um crescimento de 55,3% até o ano de 2025. Já no Brasil, o mercado está superaquecido e deve ter uma demanda até 95% maior nos próximos dois anos.
Para falar como as companhias podem se destacar em meio à concorrência, Fábio Carvalho, diretor de supply chain da gráfica online Printi, voltada para materializar ideias por meio da personalização, que já ganhou três vezes o Prêmio Reclame Aqui, listou dicas para conquistar os clientes:
Tenha uma equipe especializada
"Escolha os melhores profissionais para oferecer um atendimento qualificado que entenda as principais dores dos clientes e eles tenham a melhor experiência", diz Fábio.
Estruture uma boa logística
"Busque ir para além das capitais do país. Aposte em empresas que tenham uma boa operação logística, que garanta a mesma qualidade de entrega das capitais e centros urbanos em cidades menores."
Invista em personalização
De acordo com última pesquisa da consultoria Mckinsey, a Geração Z (1995 a 2010) tem preferência por empresas que investem em experiências personalizadas. Quase 60% dos consumidores da classe A e 43% da nova classe média estão dispostos a pagar por produtos que os representem. Apostar, portanto, é uma boa.
Tenha programas de fidelidade
"Quer trazer o cliente para mais perto? Invista em programas de fidelidade com brindes, sorteios, descontos especiais para quem recomendar os produtos e serviços da empresa", diz o especialista.
Lance ofertas exclusivas
"Aproveite as datas comemorativas como Dia do Cliente, Dia das Mães, dos Pais, Black Friday, Natal e Carnaval para trazer ofertas relâmpago exclusivas."
Seja multicanal e invista em redes sociais
"Hoje os consumidores estão em todos os lugares. Trabalhar com vendas é entender as tendências de consumo e as necessidades dos clientes. Tenha um time de comunicação voltado para a produção de conteúdo em redes sociais, interação e contato em outros canais como site, blog e newsletters. Isso faz a diferença ao criar e estabelecer relacionamentos", orienta ele.
Busque transparência
"O básico é essencial. Errou? Assuma! Tem programas e projetos interessantes na empresa? Divulgue! Quanto mais transparente você for, melhor referência terá para o consumidor final e, consequentemente, no mercado de trabalho como marca empregadora", aponta Fábio.
Peça feedback e avaliações
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 60% das empresas fecham em um período de 5 anos após serem abertas.
"Uma das estratégias para sobrevivência é a proatividade com pedido de feedbacks. Quando estiver crescendo, não caia no modo automático. Em um mercado competitivo, a melhora e a inovação devem ser constantes e consistentes", finaliza o especialista.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.