Estudante da USP que desviou quase R$ 1 milhão de formatura é condenada por estelionato
Alicia Dudy Muller Veiga deve cumprir pena de 5 anos de reclusão em regime semiaberto, além de pagar uma indenização às vítimas
A estudante de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Alicia Dudy Muller Veiga, de 26 anos, foi condenada por estelionato pelo desvio de cerca de R$ 927 mil arrecadados por colegas de faculdade para a festa de formatura do curso. De acordo com a sentença, ela deve cumprir cinco anos de reclusão, em regime semiaberto, e pagar uma indenização às vítimas no mesmo valor do prejuízo causado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O caso veio à tona em janeiro de 2023, quando os alunos denunciaram o caso. Segundo os autos, Alicia se aproveitou do posto de presidente da comissão de formatura para exigir da empresa organizadora da festa que os pagamentos dos alunos fossem transferidos para conta bancária de sua titularidade, omitindo o fato dos colegas. Foi apontado ainda que ela usou o dinheiro em proveito próprio.
Na pena, o juiz Paulo Eduardo Balbone Costa reiterou a reprovação da conduta da condenada. “Traiu a confiança de seus pares, desviando recursos que pertenciam aos colegas de turma (o que revela maior opróbio do que a prática de estelionato contra vítima a quem não se conhece), quando as vítimas não atuavam movidas pela própria cupidez”, disse no texto.
A decisão ainda cabe recurso. O Terra procurou a defesa da jovem para que possa se posicionar sobre a sentença, mas ainda não obteve retorno.