Estudo alerta para os riscos das opções binárias
Estudo aponta que, embora seja uma operação financeira simples, é difícil ter lucro com as opções binárias.
Quem pesquisa sobre formas de investimento na internet pode acabar caindo em conteúdos que fazem propaganda de um tipo bem arriscado de operação financeira chamado de opção binária. A modalidade promete lucros fáceis, mas um estudo mostrou que não é bem assim.
As opções binárias são como um tipo de aposta, operada em corretoras estrangeiras, na qual o investidor não investe em um ativo, mas especula sobre a alta ou queda no preço de um ativo. Se estiver certo, o ganho pode ser alto, mas em caso de erro, se perde todo o valor da aposta.
Um grupo de acadêmicos de física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) analisou os riscos e possibilidades das opções binárias, e apontou na conclusão que, apesar de as opções binárias serem ativos financeiros simples, “essa simplicidade não implica em lucros fáceis e contradizem a propaganda enganosa que é encontrada na internet.”
O estudo aponta ainda: “Na internet há grupos de pessoas vendendo a ideia equivocada de que as opções binárias são um investimento fácil e de altos ganhos em curtíssimo tempo. Elas estão vendendo cursos duvidosos e questionáveis porque nada garante que tais estratégias darão uma taxa média de acertos acima dos 50%. Por isso, questiona-se que estejam apenas lucrando com as vendas dos cursos e não com operações, de fato, lucrativas no mercado”.
Ainda, uma informação importante para quem pensa em entrar nesse tipo de aposta é que, no Brasil, ela não é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula os investimentos no Brasil. Por isso, as corretoras brasileiras não operam com opções binárias. Para entrar nesse jogo é preciso então abrir uma conta em uma corretora estrangeira, portanto sem as garantias que as corretoras brasileiras oferecem.
-t8cfh5b86o8l.png)