EUA facilitam emissão de visto para quem quer trabalhar com IA
Busca por vistos para trabalhar como profissionais de IA nos EUA aumenta 35%, aponta empresa de mobilidade global
Os movimentos para incentivar a contratação de profissionais especializados em Inteligência Artificial nos Estados Unidos têm surtido efeito. Recente ordem executiva publicada em novembro de 2023 pelo presidente americano Joe Biden facilita a emissão de Greencard e vistos para especialistas em IA, dentre outras ações.
Dados da empresa de mobilidade global Hayman-Woodward confirmam essa tendência de atração e demanda de novos talentos. Levantamento da empresa registrou que no último trimestre de 2023, houve um aumento de 35% (em relação ao mesmo período de 2022) de profissionais de IA no Brasil que buscam por vistos de trabalho nos EUA.
Para o CEO da Hayman-Woodward, Leonardo Freitas, a ordem executiva do presidente Biden poderá facilitar ainda mais o desenvolvimento e abrangência da tecnologia também no processo migratório.
“A IA pode agilizar a avaliação e processamento de vistos de trabalho, especialmente para profissionais de IA, reduzindo a burocracia e os tempos de espera. A imigração americana já utilizava tecnologias de mapeamento e investigação com fundamentos de inteligência artificial. Porém, a ordem executiva facilitará o desenvolvimento e abrangência da tecnologia pelo serviço de imigração dos EUA”, explica.
Freitas também ressalta que pode haver uma redução nos custos para o pleito do visto de trabalho para profissionais de IA.
“Embora não haja uma redução direta de custos especificada, a eficiência melhorada no processamento de vistos pode indiretamente reduzir custos operacionais e taxas para solicitantes”, reforça.
Confira quais os vistos que devem ser aplicados para trabalhar como profissional de IA nos EUA:
- - Vistos H-1B, J-1, H-3, H-2B, L-1, EB-2 e EB-3: Estes requerem patrocínio de um empregador.
- - Visto O-1: Para indivíduos com habilidades extraordinárias.
- - EB-2 NIW (National Interest Waiver): Dispensa a necessidade de um empregador patrocinador por considerar que o trabalho do profissional é de interesse nacional.
- - EB-1A: Destinado a indivíduos com habilidades extraordinárias, também dispensa patrocínio de um empregador.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.