Euro vale menos que dólar: o que isso significa para a economia?
Desde de 2002, no ano de sua criação, o euro não atingia esse patamar
Pela primeira vez em 20 anos, o euro caiu abaixo da paridade do dólar. A moeda europeia perdeu 0,96% nesta segunda-feira (22), e teve o valor abaixo de US$ 1, a US$ 0,9941.
Desde de 2002, no ano de sua criação, o euro não atingia esse patamar. Em suma, a moeda europeia sofre forte pressão pela crise energética que sinaliza mergulhar a Europa em uma forte recessão. A desvalorização do euro se deve, principalmente, à força do dólar, conservado pela política monetária da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed).
Diferentemente do Fed, o Banco Central Europeu não agiu rapidamente para aumentar as taxas de juros e combater a inflação. Sendo assim, nos Estados Unidos, com a elevação das taxas de juros valoriza a moeda americana.
Portanto, a força do dólar encarece as importações, sobretudo, de matéria-prima, bem como, o petróleo, que são cotados com base na cotação do dólar, acentuando uma inflação que já é devastadora para consumidores e empresas.
O Banco Central Europeu, por outro lado, aumentou suas taxas de juros gradualmente, no entanto, a sua política de longo prazo é uma incógnita e essa incerteza pesa contra o euro.
Para o economista Alan Ghani, a desvalorização da moeda europeia significa que “estamos assistindo ao início da decadência econômica da Europa”.
A discrepância de taxas de juros, entre a Europa e os Estados Unidos, favorece bastante o dólar frente ao euro. Além disso, existe um contexto de guerra na Ucrânia e a dependência da Europa dos hidrocarbonetos russos impacta diretamente, e reforça a incerteza econômica europeia.