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Ex-executivos da Marcopolo criam fábrica no Rio Grande do Sul para produzir furgões elétricos

Startup Arrow Mobility vai fabricar veículos comerciais movidos 100% a bateria em Caxias do Sul e já recebeu encomendas de cem unidades da Localiza

6 dez 2022 - 05h11
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Um segmento que vendeu neste ano apenas 50,8 mil unidades até novembro, o de furgões, atraiu investidores de uma startup brasileira para a produção local desse tipo de veículo, mas com motor 100% elétrico. Eles são usados para transporte de cargas leves e passageiros e várias marcas também estão importando modelos com essa tecnologia, bem mais caros que as versões a combustão. Hoje, há dez opções de vans à venda no País. A maioria é importada e foi lançada neste ano.

A Arrow Mobility, com fábrica em Caxias do Sul (RS), foi criada por ex-executivos da Marcopolo no ano passado e já tem cem pedidos de vans elétricas encomendados pela Localiza, a serem entregues a partir do primeiro semestre de 2023.

Segundo a empresa, que teve sua estreia oficial no mês passado, durante a Fenatran - feira de transporte realizada em São Paulo -, a maior parte dos componentes usados na produção das vans são nacionais, mas baterias e alguns itens eletrônicos são importados.

Com a receptividade do veículo durante o evento, Julio Balbinot, sócio e responsável pela área de estratégia e marketing, diz que a Arrow espera produzir pelo menos 2 mil unidades até 2025. Além da Localiza, há outros grupos interessados no produto, mas ele afirma que ainda não pode divulgar nomes.

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"A ideia é entender as necessidades desse cliente, ajudá-lo a tirar o melhor desempenho do produto e depois ir aumentando os volumes com vendas", afirma Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul. Segundo ele, o mercado de furgões cresceu na pandemia com a digitalização da sociedade, que passou a adquirir mais produtos de forma online e a recebê-los em casa.

Furgões são veículos mais demandados para entregas de produtos nos grandes centros urbanos e as versões elétricas também ajudam na descarbonização. "É um mercado que vai continuar crescendo", prevê Golfarb.

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Estadão
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