Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Expansão da atividade de serviços da China desacelera em agosto, mostra PMI do Caixin

4 set 2024 - 07h36
Compartilhar
Exibir comentários

O crescimento da atividade do setor de serviços da China desacelerou em agosto, apesar do pico das viagens de verão, o que levou algumas empresas a cortar pessoal em meio a preocupações com o aumento dos custos, segundo uma pesquisa do setor privado divulgada nesta quarta-feira.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global caiu para 51,6 em agosto, de 52,1 em julho. A marca de 50 separa expansão de contração.

O índice de novos negócios permaneceu acima de 50, ampliando a sequência de expansão iniciada em janeiro de 2023, mas a taxa de crescimento foi mais fraca do que em julho.

No entanto, os negócios para exportação aceleraram. De acordo com os participantes da pesquisa, o interesse dos clientes estrangeiros no setor de turismo apoiou o crescimento mais rápido dos negócios.

Embora ainda esteja abaixo da média histórica, a pesquisa mostrou que o nível de otimismo empresarial subiu para o nível mais alto desde maio.

Uma pesquisa oficial divulgada no sábado mostrou um quadro otimista do setor, com a atividade de serviços voltando a se expandir no mês passado.

Mas o crescimento dos novos negócios não se traduziu em mais empregos. De acordo com a pesquisa da Caixin, o nível de emprego diminuiu em agosto, depois de ter aumentado em julho.

Os preços médios de insumos continuaram a aumentar, com a taxa de inflação de custos acelerando para o nível mais alto desde junho de 2023.

Em contrapartida, os preços de venda caíram pela primeira vez em sete meses e a taxa de declínio foi a mais acentuada desde abril de 2022. Evidências sugeriram que o aumento da concorrência levou os fornecedores de serviços a baixar os preços e oferecer descontos.

Juntamente com o PMI do setor industrial, o PMI Composto da China ficou em 51,2 em agosto, sem alterações em relação a julho. O crescimento mais rápido da produção industrial foi compensado pela expansão mais lenta da atividade de serviços em agosto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade