Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Extrato bancário com nova padronização começa a valer a partir de hoje; entenda

Principal mudança é a padronização das nomenclaturas de depósitos e saques

8 jul 2024 - 09h30
Compartilhar
Exibir comentários
Fachada de uma agência da Caixa Econômica Federal
Fachada de uma agência da Caixa Econômica Federal
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

O extrato bancário passa a ter um nova padronização a partir desta segunda-feira, 8. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a padronização tem como objetivo facilitar a compreensão das informações mais acessíveis, principalmente para quem acessa contas de mais de uma instituição financeira.

A mudança vai abranger inicialmente as denominações existentes para as operações de saque e depósito. Posteriormente, as demais operações financeiras serão incluídas no processo de padronização.

Pela nova nomenclatura, operações como “depósito de cheque no ATM”, que engloba situações em que o cliente deposita cheque nos caixas eletrônicos (ATM) da agência da conta creditada, passam a ser descritas no extrato sob a sigla “DEP CHEQUE ATM”. 

Nas operações de saque, como “saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta”, que engloba situações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência com o cartão da conta, serão impressas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, a iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários.

“Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira.”, afirma o diretor.

Quais setores mais empregaram no Brasil no 1º semestre de 2024 Quais setores mais empregaram no Brasil no 1º semestre de 2024

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade