Falta de motivação atrapalha o desempenho no trabalho
A importância da motivação para o desempenho da equipe.
Desenvolver e manter a motivação no trabalho está sendo um dos maiores desafios organizacionais na era pós-vacina. Isso ocorreu porque com o avanço das variantes, muitas empresas que iriam retornar ao presencial, brecaram a decisão, e não têm prazo de retorno. Logo, manter um ritmo motivacional nas equipes é algo que está exigindo um aprimoramento a mais dos líderes.
Os gestores das empresas já perceberam que o ativo mais importante que possuem são as pessoas. O sucesso do negócio é sinérgico assim como os funcionários se sentem no ambiente.
É importante ressaltar que uma pessoa motivada tem desejos que vão além de somente ganhar dinheiro. Este indivíduo tende a atuar com propósito para o crescimento da empresa e do todo. E para isso, a chave é o relacionamento harmonioso entre líderes, colaboradores e parceiros. Uma comunicação 360 é o que garante um relacionamento equilibrado corporativo.
Em números: 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho e 63% dos casos de insatisfação estão atribuídos a problemas de relacionamento interpessoal, revelou a pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association). Para mitigar esses ruídos de comunicação se torna essencial cursos e treinamentos para os líderes. Para que noções como empatia, foco, e comprometimento sejam repassados aos demais colaboradores.
É natural que uma pessoa deseje uma carreira de sucesso. Para as empresas, reter esses funcionários que têm metas é um desafio. Por isso, oferecer bem-estar no ambiente de trabalho, integração de equipe, reconhecimento de performance, criar programas de ascensão profissional, e estabilidade financeira se tornam ações primordiais.
Uma pesquisa da consultoria Right Management feita em 15 países confirmou que pessoas motivadas no trabalho rendem até 50% mais, além de diminuir o turnover.
Para diminuir a rotatividade, e ir ao encontro da pesquisa acima, o Marketing de Incentivo se apresenta com uma ferramenta inovadora. Por meio do software de incentivo é possível ter resultados para o ambiente do negócio e na qualidade de vida do time. O cliente consegue identificar o valor da marca, já que os colaboradores se tornam embaixadores do negócio por acreditarem no que fazem e são recompensados.
Além disso, contar com a metodologia de incentivo dentro da sua empresa impacta nos processos de RH, já que ao contratar uma empresa de tecnologia que promova o software de incentivo otimiza o tempo do Recursos Humanos e diminui a necessidade de novas contratações.
Os métodos de incentivo já são adotados por 56% das empresas de acordo com o estudo da AMPRO (Associação de Marketing Promocional). Um funcionário que se sente motivado, incentiva e encoraja outras pessoas a irem em busca do mesmo objetivo.
(*) Rodolfo Carvalho é CEO da rede Incentivar - Software que faz marketing de incentivo personalizado para cada tipo de empresa.