Família saudita tem mais dinheiro do que PIB de Suíça e Holanda
Acompanhe os números estratoféricos da família do príncipe Mohammed Bin Salman
Existem pessoas ricas, pessoas muito ricas, pessoas milionárias e existe a família do príncipe Mohammad bin Salman bin Abdulaziz Al Saud, cuja fortuna é estimada em US$ 1,4 trilhão, cerca de R$ 7,2 trilhões.
Bin Salman é o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, primeiro vice-primeiro ministro e o atual ministro da defesa do país. Ele é descrito como o verdadeiro poder por trás do trono de seu pai, o rei Salman, que sofre de Mal de Alzheimer.
Mas o que chama a atenção mesmo é a fortuna da família, cujo patrimônio ultrapassa o PIB de países como México, Holanda, Suíça e Noruega.
E de onde vem tanto dinheiro?
Como é de se imaginar, a maior parte da fortuna vem do petróleo. A região cresceu de forma estratosférica após a descoberta de petróleo na década de 1930. E desde então é a fonte de renda trilionária da família.
Mas os investimentos da família não se limitam ao petróleo. Eles também são donos da estatal Saudi Aramco, que vale US$ 2,2 bilhões e foi eleita em 2022 a terceira maior companhia do mundo pela Forbes.
Além disso, a família também tem negócios em imóveis, tecnologia e finanças. E isso inclui a gigante Kingdom Holding Company. No esporte, o clube tem ainda o clube inglês Newcastle.
Para viver bem, a família Salman possui a casa mais cara do mundo, localizada em Paris. Trata-se do palacete Chateau Louis 14, comprado pelo príncipe saudita em 2015 pelo equivalente a R$ 1,7 bilhão.
Amante das artes, o príncipe Bin Salmanpossui em sua coleção o quadro "Salvator Mundi", de Leonardo Da Vinci, avaliado em US$ 450 milhões (R$ 2,5 bilhões). A obra se encontra no Louvre de Abu Dhabi, dos Emirados Árabes Unidos.
Para fechar o pacote da ostentação, a família tem ainda um iate superluxuoso chamado Serene, avaliado em incríveis US$ 400 milhões. A embarcação já foi palco das férias de Bill Gates com a família.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.