Fazer um bom currículo é mais simples do que você imagina
Os 5 passos que farão o seu currículo chamar a atenção dos recrutadores
Você manda um, dois, três, quatro, cinco, infinitos currículos e não recebe retorno. O coração palpita, quando muito, surge um novo e-mail na caixa de entrada, mas ao abri-lo, percebe que nada mais é do que aqueles e-mails de feedback automático agradecendo a participação no processo e avisando que você não foi selecionado. É, procurar um emprego não é fácil.
Contudo, não estamos aqui para chorar com você e sim para te ajudar a dar tchau para esses dias de luta. Confira abaixo 5 pontos importantíssimos que você deve levar em consideração na hora de criar o seu currículo.
1) Chuva de informações pessoais? Aqui não!
Quando você vai abrir uma conta em banco, o gerente pede todas as suas informações pessoais, como CPF, RG, Comprovante de residência, Certidão de Nascimento, etc. Você passar essas informações para ele é mais do que normal, afinal, elas precisam estar ali.
Agora, por que cargas d'água o recrutador vai querer ter acesso a essas informações? Ele não quer saber disso não, amigo(a)! No currículo, você deve colocar apenas o básico. Segue abaixo a nossa recomendação:
- Nome completo;
- E-mail;
- Telefone de contato;
- Cidade onde mora;
- Idade ou data de nascimento;
- Linkedin (se tiver).
2) Informe a sua formação acadêmica
É muitíssimo importante que você o descreva em seu currículo de maneira clara, mas com informações completas, a sua formação acadêmica.
Se você tem o primeiro ou segundo grau completo, descreva o nome da escola em que concluiu e também o ano, conforme demonstrado no Exemplo 1.
Caso você tenha ensino superior, adicione apenas o curso, local e ano de conclusão da graduação (conforme Exemplo 2), não é necessário que acrescente informações com relação ao primeiro e segundo grau.
Exemplo 1:
Segundo grau completo - Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima (Rio de Janeiro) - Concluído em 2001.
Exemplo 2:
Graduação em Administração - Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) - Concluída em 2009.
3) Aponte suas qualificações
Em tópicos ou em texto corrido, conte para o recrutador quais as suas principais qualificações, aqueles atributos que você aprendeu ao longo dos estudos ou vida profissional.
Exemplo:
- Excel: conhecimento avançado e alta habilidade na produção de tabelas complexas;
- Redes sociais: planejamento e produção de conteúdos, noções básicas de Facebook Ads, habilidade em produzir relatórios descritivos.
4) Experiências profissionais
Aqui é o momento de elencar as suas experiências profissionais mais atuais e relevantes. Essa parte é muito importante para que o recrutador saiba onde você já trabalhou, quando, por quanto tempo, o que fez lá.
Para organizar todas essas informações, siga o modelo abaixo:
- Nome da empresa;
- Período em que trabalhou lá (ou se ainda trabalha);
- Site ou Linkedin da empresa (se não tiver nenhum dos dois, escreva apenas o segmento da empresa);
- Cargo/função;
- Atividades que você realizou (ou realiza) na empresa.
5) Cursos & eventos
Caso você tenha feito algum curso ou participado de algum evento que considere relevante para o que você está buscando, adicione-o ao final do currículo.
Exemplo:
Curso de excel avançado, pelo Senac. Rio de Janeiro (RJ), 2010.
Sim ou não?
- Foto no currículo
Colocar foto em currículo só é interessante se o recrutador tiver essa exigência na descrição da vaga, caso contrário, é recomendável que você mantenha o seu currículo sem foto.
- Recursos gráficos
Caso você esteja em busca de uma vaga na área de design, arquitetura ou áreas que envolvem arte e criatividade, fazer um currículo "diferentão" pode fazer o seu documento se destacar positivamente entre os demais.
Contudo, caso você esteja em busca de uma oportunidade fora desse universo das artes e design, opte por modelos de currículos mais tradicionais.
Fonte: Guia da Carreira