Febre no País, smartphone lidera intenção de compra no Natal
Enquanto outros produtos tecnológicos como tablet e notebook perdem força na data, smartphone se mantém em primeiro lugar na última data do comércio no ano
Quem estiver pesquisando um presente diferente para dar neste Natal deve ficar longe dos smartphones. O produto, já muito procurado durante o ano, deve ser o campeão de vendas na data. Pesquisa do site comparador de preços e produtos Zoom aponta que três a cada quatro consumidores (76%) planejam dar um smartphone como presente de Natal.
Em segundo lugar aparece aparelho televisor (48%), seguido por tênis (32%), notebook (27%), ar-condicionado (23%), tablets (23%) e videogame (22%) – a pesquisa, com 8 mil internautas, permitia múltiplas respostas.
A febre do smartphone não é novidade. No ano passado, o produto já era o mais procurado na data. Segundo pesquisa do Zoom realizada na época, notebooks e tablets, apareciam em segundo e terceiro lugares. Diferentemente do smartphone, esses produtos perderam força neste ano para outros itens.
“Smartphone é primeiro lugar independente da data. Funciona bem como presente e as pessoas, com o décimo terceiro salário, estão com dinheiro para trocar o seu próprio aparelho”, diz Thiago Flores, diretor-executivo do Zoom. “Produtos como TV e notebook são mais caros, têm mais a sensação de ser um presente para uso próprio.”
Segundo Flores, a liderança do smartphone não surpreende uma vez que o produto é trocado com uma frequência maior do que outros aparelhos tecnológicos, além de que as empresas como Apple e Samsung atualizam os catálogos todos os anos. “No Brasil ainda há o status que muitos atribuem ao ter um smartphone de última geração”, afirma Flores.
O levantamento também aponta que 37% dos consumidores pretendem gastar mais de R$ 1.000 em presentes, enquanto 27% planejam fazer compras de R$ 500 a R$ 1.000. Já 19% devem gastar entre R$ 200 a R$ 500, e 17% até R$ 200.
O fato de 64% indicarem que devem gastar mais de R$ 500 pode justificar itens como ar-condicionado, geladeira, lavadora de roupas, fogão e guarda-roupa entre as opções de presente no Natal deste ano - os produtos aparecem com 23%, 14%, 13%, 11%, 11% e 10%, respectivamente, na pesquisa de intenção de presente.
“São escolhas típicas de casal que aproveita o décimo terceiro e a época, que costuma ter bastante promoção. É o chamado presente para a casa”, afirma Flores.
Comércio
Levantamento da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e do Instituto Ipsos aponta que 53,6% dos consumidores planejam presentear alguém neste Natal. O resultado é inferior ao apurado no ano passado, quando 54,9% indicavam intenção de fazer compras.
Essa queda pode ser explicada, em parte, pelas vendas na Black Friday, no fim de novembro. Segundo o estudo do Zoom, 61% adiantaram total ou parcialmente as compras natalinas no mês passado
Apesar da baixa, o comércio online deve registrar um aumento de 27% nas vendas na data deste ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), movimentando um total de R$ 4,8 bilhões.