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Febre no País, smartphone lidera intenção de compra no Natal

Enquanto outros produtos tecnológicos como tablet e notebook perdem força na data, smartphone se mantém em primeiro lugar na última data do comércio no ano

23 dez 2014 - 11h33
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Modelos do iPhone, da Apple, expostos em loja; smartphones devem ser a principal opção de compra no Natal deste ano no Brasil
Modelos do iPhone, da Apple, expostos em loja; smartphones devem ser a principal opção de compra no Natal deste ano no Brasil
Foto: Aaron P. Bernstein / Getty Images

Quem estiver pesquisando um presente diferente para dar neste Natal deve ficar longe dos smartphones. O produto, já muito procurado durante o ano, deve ser o campeão de vendas na data. Pesquisa do site comparador de preços e produtos Zoom aponta que três a cada quatro consumidores (76%) planejam dar um smartphone como presente de Natal.

Em segundo lugar aparece aparelho televisor (48%), seguido por tênis (32%), notebook (27%), ar-condicionado (23%), tablets (23%) e videogame (22%) – a pesquisa, com 8 mil internautas, permitia múltiplas respostas.

A febre do smartphone não é novidade. No ano passado, o produto já era o mais procurado na data. Segundo pesquisa do Zoom realizada na época, notebooks e tablets, apareciam em segundo e terceiro lugares. Diferentemente do smartphone, esses produtos perderam força neste ano para outros itens.

“Smartphone é primeiro lugar independente da data. Funciona bem como presente e as pessoas, com o décimo terceiro salário, estão com dinheiro para trocar o seu próprio aparelho”, diz Thiago Flores, diretor-executivo do Zoom. “Produtos como TV e notebook são mais caros, têm mais a sensação de ser um presente para uso próprio.”

Segundo Flores, a liderança do smartphone não surpreende uma vez que o produto é trocado com uma frequência maior do que outros aparelhos tecnológicos, além de que as empresas como Apple e Samsung atualizam os catálogos todos os anos. “No Brasil ainda há o status que muitos atribuem ao ter um smartphone de última geração”, afirma Flores.

O levantamento também aponta que 37% dos consumidores pretendem gastar mais de R$ 1.000 em presentes, enquanto 27% planejam fazer compras de R$ 500 a R$ 1.000. Já 19% devem gastar entre R$ 200 a R$ 500, e 17% até R$ 200.

O fato de 64% indicarem que devem gastar mais de R$ 500 pode justificar itens como ar-condicionado, geladeira, lavadora de roupas, fogão e guarda-roupa entre as opções de presente no Natal deste ano - os produtos aparecem com 23%, 14%, 13%, 11%, 11% e 10%, respectivamente, na pesquisa de intenção de presente.

“São escolhas típicas de casal que aproveita o décimo terceiro e a época, que costuma ter bastante promoção. É o chamado presente para a casa”, afirma Flores.

Comércio

Levantamento da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e do Instituto Ipsos aponta que 53,6% dos consumidores planejam presentear alguém neste Natal. O resultado é inferior ao apurado no ano passado, quando 54,9% indicavam intenção de fazer compras.

Essa queda pode ser explicada, em parte, pelas vendas na Black Friday, no fim de novembro. Segundo o estudo do Zoom, 61% adiantaram total ou parcialmente as compras natalinas no mês passado

Apesar da baixa, o comércio online deve registrar um aumento de 27% nas vendas na data deste ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), movimentando um total de R$ 4,8 bilhões.

Fonte: Terra
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