FGTS adota pagamento via Pix: entenda a mudança
Empregadores poderão recolher o fundo usando a nova forma de pagamento a partir deste mês de março
Empregadores poderão recolher a partir deste mês de março o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) usando o Pix como forma de pagamento. O Ministério do Trabalho e Emprego lançou na terça-feira, 27, o FGTS Digital, uma inovação no recolhimento do fundo.
Pela plataforma, os boletos gerados terão um QR Code para leitura e pagamento direto no aplicativo ou site da instituição financeira do empregador. As guias de pagamento poderão ser emitidas tanto no portal do FGTS Digital quanto na própria tela do eSocial.
O Pix foi escolhido como método de pagamento para o FGTS por trazer maior agilidade e praticidade. Entre os benefícios destacados estão a emissão rápida e personalizada de guias, a consulta de extratos de pagamentos realizados, a individualização dos extratos de pagamento e a verificação de débitos em aberto.
“A utilização do Pix como ferramenta de pagamento do FGTS irá trazer ganhos de confiabilidade, agilidade e facilidade, otimizando o processo de individualização na conta do trabalhador”, disse em comunicado o Ministério do Trabalho.
A nova plataforma conta com a parceria do Ministério de Gestão e Inovação; do Conselho Curador do FGTS; da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional; do Serpro; e da Caixa Econômica Federal.