Filha alérgica inspira mãe a criar loja de hipoalergênicos
Diretora diz ter criado seu negócio baseada em necessidades da própria filha
As histórias de franquias bem-sucedidas sempre costumam ter contornos muito particulares. E com a enfermeira obstétrica Sarah Lazaretti não foi diferente. Por causa de um problema com sua filha Marina, ela acabou enveredando pelos caminhos do empreendedorismo.
“Ela sofria de diversas alergias aos alimentos com corantes artificiais ― balas, ketchup, sucos prontos etc. ―, areia, lycra, medicamentos com Ácido Acetil Salicílico e níquel”, lembra Sarah.
Além de desencadearem reações alérgicas em forma de dermatite atópica, que se expressavam especialmente em feridas na pele, Marina também desenvolveu alergias respiratórias, como bronquite, rinite e sinusite, estas causadas por ácaros e pó. Aí iniciou-se uma verdadeira jornada para achar esses produtos.
“A tarefa não foi nada fácil, já que a dificuldade em encontrar estes produtos no Brasil era enorme”, relata Sarah, que precisou importá-los. Mas a questão financeira para bancar produtos importados de uso constante era bem complicada.
Foi então que Sarah uniou forças com sua irmã bióloga Julinha Lazaretti e fundou a Alergoshop, a primeira empresa do Brasil totalmente voltada a produtos hipoalergênicos.
“Após a realização de diversas pesquisas entre médicos alergistas e busca de produtos nos EUA e no Brasil que pudessem atender este mercado de forma séria e ética, nós fundamos nossa primeira loja, em São Paulo”, relata Sarah.
A marca começou então sua expansão
Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – cerca de 30% dos brasileiros sofre com algum tipo de alergia e, para eles, a marca oferece cerca de 280 itens, a maioria fabricação própria, mas também em parceria com outras empresas.
Entre os produtos, incluem-se cosméticos, maquiagens, esmaltes, aparelhos respiratórios, capas para colchão e travesseiro antiácaros, roupas, coletor menstrual e até produtos para pets.
A Alergoshop conta hoje com 10 lojas próprias e seis unidades franqueadas. O objetivo é inaugurar 15 novas lojas até 2025. O regime de franquias iniciou-se em 2012 e conta com investimento inicial de R$ 190 mil a R$ 240 mil.
“Somos a única rede de franquias de produtos hipoalergênicos do Brasil. Com essa motivação, esperamos pessoas interessadas em ter um negócio de sucesso, com um nome já consolidado e suporte completo, que estejam em sintonia conosco, para levar qualidade de vida para os habitantes de todos os estados brasileiros. Buscamos gente motivada, que queira ganhar dinheiro fazendo algo realmente bacana”, conta Julinha Lazaretti, sócia de Sarah.