Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filhos adultos: Pais devem sustentá-los?

Como identificar e lidar com a dependência financeira, que parece nunca ter fim! Ter filhos é o sonho de muitos casais, mas claro que exige planejamento, tanto psicológico e ambiental, como financeiro. Dar início a uma nova geração pode ser bem caro, até porque temos os gastos com roupas, alimentação, educação, lazer e afins. Mas […]

31 out 2024 - 09h47
Compartilhar
Exibir comentários

Como identificar e lidar com a dependência financeira, que parece nunca ter fim!

Ter filhos é o sonho de muitos casais, mas claro que exige planejamento, tanto psicológico e ambiental, como financeiro. Dar início a uma nova geração pode ser bem caro, até porque temos os gastos com roupas, alimentação, educação, lazer e afins. Mas e quando esses filhos adultos crescem, mas não saem debaixo das asas dos pais?

Como identificar e lidar com a dependência financeira dos filhos adultos, que parece nunca ter fim para os pais
Como identificar e lidar com a dependência financeira dos filhos adultos, que parece nunca ter fim para os pais
Foto: Revista Malu

É aí que surge a grande dúvida: os pais são obrigados a sustentar os filhos adultos? Malu conversou com um advogado e uma psicóloga para ponderar esse debate que pode ser um tanto quanto controverso.

Os pais são obrigados por lei a sustentar os filhos até que idade?

De acordo, com o advogado Diego Marcondes, sócio da Marcondes Advocacia e especialista em direito de família, os pais têm o dever de cuidar, educar e sustentar os filhos. Mas "esta responsabilidade se estende normalmente até a faculdade, que é quando ele consegue administrar suas próprias finanças e vida de maneira autônoma".

É claro que esse fator não inclui os pais que não cumprem seu dever voluntariamente. "Nesses casos, é necessário recorrer ao Poder Judiciário para respeitar esse direito através de uma ação de alimentos. Ele compreende, ao contrário do que muitos podem achar pelo nome, saúde, vestuário e lazer, não só a própria alimentação em si. Portanto, essas obrigações dos pais decorrem do que chamamos de pátrio poder, sendo que hoje vigora na sociedade a chamada paternidade e maternidade responsável."

Do lado da psicologia, a neuropsicóloga infantil Nathália Malagone, aponta que é importante desde a infância a criança passar a ter responsabilidades no cuidado com a casa, bens materiais e noção financeira. "Na idade adulta, a partir dos 18 anos, é definido de acordo com a cultura do local e condição econômica. No Brasil as famílias costumam ajudar até a finalização da faculdade ou do ingresso no primeiro emprego."

Como falar para os filhos que você irá parar de sustentá-los?

Nathália entende que, ao trabalhar questões financeiras e a construção da independência desde cedo, a retirada do sustento dos pais ocorre de forma gradual e natural. "Quando isso não acontece, a família precisa conversar para definir as metas que o filho deve cumprir e até que ponto poderá oferecer ajuda", explica.

Mas o que fazer se os pais se sentem mal em cortar ajuda financeira?

A dica é clara: faça terapia! A neuropsicóloga explica que, muitas vezes, essas questões também surgem por falta de incentivo da família para deixar o filho se lançar no mundo. Essa relação simbiótica entre eles exige cuidados profissionais.

Revista Malu Revista Malu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade