Finanças no 'Zap': conheça Iara, inteligência artificial de educação financeira
IA da Barkus tem como clientes Itaú, Natura, 99 Pay, Senai e Ambev, entre outras empresas
"Uma amiga experiente, confiável e divertida, pronta para ajudar e compartilhar conhecimentos e práticas valiosas sobre finanças". É assim que se apresenta a Iara, inteligência artificial (IA) da Barkus, que funciona como uma educadora financeira de bolso – acessível no celular por meio do WhatsApp em todos os lugares e a qualquer hora.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com clientes como Itaú, Natura, 99 Pay, Senai e Ambev, a IA ensina educação financeira como se estivesse conversando com um amigo. Com trilhas de aprendizado individuais e personalizadas, cada rota é projetada para oferecer conhecimentos financeiros que podem ser aplicados com facilidade. O usuário escolhe o que mais se encaixa às suas necessidades e gostos.
"O maior objetivo da Barkus é apoiar os brasileiros a melhorarem a relação com suas finanças pessoais e começarem a investir. Tudo isso de forma leve, prática e divertida", diz a Barkus, que afirma que cada frase da Iara foi pensada por humanos, com intencionalidade pedagógica para levar os usuários para uma relação mais saudável e próspera com o dinheiro.
As trilhas de aprendizagem são adaptáveis e podem incluir diversos temas, como organização financeira pessoal, uso inteligente do cartão de crédito e introdução a investimentos. Além disso, é possível criar uma trilha personalizada do zero, mediante o pagamento de valor adicional. A plataforma pode ser utilizada gratuitamente para testes.
"A experiência da Iara é corntínua. Os usuários recebem sugestões recorrentes de conteúdos alinhados ao seu perfil e preferências. Além disso, as mensagens são reativas, ou seja, dependem da interação do usuário para avançar. Dessa forma, os aprendizes têm autonomia e liberdade", acrescenta a Barkus.
Como a Iara funciona?
A Iara envia mensagens reativas, ou seja, que dependem da interação do aluno para avançar. Dessa forma, o aluno tem autonomia e controla o tempo de duração do curso. As trilhas de aprendizagem são pensadas para ter a duração de, no máximo, um mês.
"A Iara proporciona uma experiência contínua de aprendizado, levando diversos temas do mundo financeiro para dentro de uma conversa via Whatsapp. De forma humanizada e leve, nossos usuários podem aprender sobre como ter uma relação melhor com o dinheiro", explica a Barkus.