Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Finanças pessoais: pequenos gastos podem estar corroendo seu salário

Gastos pequenos e aparentemente inofensivos podem passar despercebidos, mas, somados, têm o poder de drenar o orçamento

4 out 2024 - 05h03
Compartilhar
Exibir comentários
 Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença no orçamento.
Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença no orçamento.
Foto: José Cruz/AB

Sabe aquele momento em que bate aquela preguiça de cozinhar? Você vai para a cozinha, pensa no trabalho que vai dar para preparar algo e, sem hesitar, pega o celular, abre o iFood, escolhe sua comida favorita e, em minutos, o pedido está a caminho. Parece inofensivo, né? Afinal, todo mundo merece um descanso de vez em quando. O problema começa quando isso vira rotina. 

No dia a dia, muitos gastos pequenos e aparentemente inofensivos podem passar despercebidos, mas, somados, têm o poder de drenar o orçamento. E aí, quando a pessoa olha o extrato bancário, se dá conta de que extrapolou — e muito — os gastos do mês. 

“Esses gastos, tomados individualmente, podem parecer inofensivos. No entanto, quando somados, eles podem fazer com que seu salário desapareça rapidamente. É como um balde furado: por mais que você coloque água (dinheiro) nele, se não tapar os pequenos buracos (gastos invisíveis), ele nunca ficará cheio”, diz Thaísa Durso, educadora financeira e analista da Rico. 

Daiane Alves, educadora financeira da Neon, também alerta para os gastos com aplicativos de transporte e de delivery. Ela chama atenção ainda para outros "pequenos" custos escondidos que, muitas vezes, passam despercebidos, como assinaturas de serviços. 

“Hoje, muitas empresas vendem a necessidade de serviços exclusivos/premium e, com isso, acabam gerando uma necessidade que as pessoas nem sempre possuem ou conseguem usufruir, assim, vale rever se você realmente utiliza todas as assinaturas que possui (principalmente de áudio e vídeo, que existem muitas opções no mercado), e fique apenas com as que realmente utiliza”.

A pedido do Terra, Thaísa Durso e Daiane Alves listaram outros gastos “invisíveis” que podem estar corroendo o seu salário. 

  • Juros do cheque especial ou saldo negativo: uma dívida de R$ 100 no cheque especial pode não parecer grande coisa, mas os juros diários podem fazer essa dívida crescer exponencialmente. (Thaísa Durso)
  • Alimentação fora de casa:  Em muitos momentos, não resistimos à tentação de tomar um café ou mesmo comprar um lanche fora de casa. Mas, ao contabilizar no final do mês, podemos ter um grande surpresa com os gastos. (Daiane Alves)
  • Anuidades de cartões de crédito: muitos cartões cobram anuidades que podem passar despercebidas, especialmente se são divididas em parcelas. Existem diversas opções de cartões sem anuidade no mercado, o que poderia ser uma economia simples e efetiva. (Thaísa Durso)
  • Passeios no shopping: frequentar lugares que influenciam o consumo pode gerar um grande descontrole nas finanças. Uma simples ida ao shopping, por exemplo, muitas vezes, vai além de gastos com alimentação. (Daiane Alves)
  • Testes gratuitos que se tornam assinaturas pagas: serviços de streaming, aplicativos e outras plataformas oferecem testes gratuitos de 7 ou 30 dias. Se você não cancela no prazo, acaba sendo cobrado mensalmente. Esses valores podem se acumular se você esquecer de desativar a assinatura. (Thaísa Durso)
  • Compras por impulso: compras em promoção ou para ter mais desconto acabam sendo grandes vilãs quando analisamos os gastos financeiros. (Daiane Alves)
  • Compras dentro de jogos online: pequenos valores para desbloquear conteúdos extras ou adquirir moedas virtuais podem parecer irrelevantes no momento, mas, ao longo do tempo, podem somar quantias significativas que vão drenar seu orçamento sem que você perceba. (Thaísa Durso)
  • Aplicativos de transporte: os aplicativos vieram para facilitar a nossa vida, mas também abrem um mundo de possibilidades de gastar, muito por conta da facilidade, por exemplo, de chegar em casa mais rápido e com mais conforto. (Daiane Alves)

O poder do planejamento 

As especialistas apontam que a chave está no equilíbrio e na consciência. Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença no orçamento. Para ter um controle sobre o orçamento, o conselho é anotar os gastos, revisar as assinaturas e acompanhar o saldo bancário com frequência. 

Conheça o curioso e simplório método japonês para economizar Conheça o curioso e simplório método japonês para economizar

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade