Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como trabalhar remoto e faturar em outra moeda em 2025

Número de notas fiscais emitidas para o exterior por profissionais brasileiros cresceu mais de 30% no 1º semestre de 2024

4 jan 2025 - 06h29
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Todo mundo tem uma resolução de Ano Novo, seja no âmbito pessoal ou profissional, e alguns brasileiros têm optado por trabalhar no modelo remoto e faturar em moeda estrangeira.
Foto: Freepik

Todo mundo tem uma resolução de Ano Novo, seja no âmbito pessoal ou profissional. Com uma lista repleta de itens a cumprir ou apenas uma vontade específica, sempre existe algo que as pessoas almejam conquistar após a virada do calendário gregoriano. No quesito trabalho, por exemplo, tem gente que sonha mudar de carreira, conseguir outro emprego, conquistar novos clientes ou mesmo prestar serviços para empresas diferentes. E por que não trabalhar no modelo remoto e começar a faturar em moeda estrangeira?

De acordo com dados da base ativa de clientes da Contabilizei, escritório líder em abertura de empresas, o volume de invoices emitidos ao exterior, documento semelhante à nota fiscal, cresceu mais de 30% no 1º semestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior (2023). Além disso, a quantidade de pessoas com CNPJ que fizeram essa transação internacional aumentou mais do que 25% na mesma época. Com base nesses avanços e no retrato histórico do mercado, o 1º semestre de 2025 parece bem promissor.

10 passos para conquistar uma oportunidade no exterior

  1. Saber se comunicar no idioma  nativo do local escolhido
  2. Conhecer as diferenças e as similaridades culturais dos países
  3. Manter o portfólio ou currículo atualizado na língua estrangeira
  4. Acompanhar postagens nas redes sociais, em fóruns e comunidades
  5. Considerar atuar em outro turno por causa da diferença de fuso horário
  6. Buscar plataformas específicas da área para manter o conhecimento em dia
  7. Cadastrar informações em agências que conectam pessoas de todo o mundo
  8. Aprender técnicas de vendas e fidelização para captar e manter negócios
  9. Desenvolver soft skills, como resiliência e flexibilidade, para lidar com o mercado
  10. Criar um networking qualificado para conseguir futuras potenciais indicações

Para o vice-presidente executivo de operações da Contabilizei, Guilherme Soares, esse movimento é importante para a economia brasileira uma vez que essas pessoas tendem a consumir dentro do território nacional. 

Foto: Reprodução

“Há muitos serviços brasileiros sendo exportados para fora. Essa tendência de profissionais optarem pelo modelo de trabalho remoto, que possibilita morar onde quiser e fazer as entregas online, receber em qualquer moeda e converter ao câmbio local, tem se tornado cada vez mais comum. O cenário internacional é bastante atrativo e o nosso país tem inúmeros talentos.”

Informações sobre a emissão de invoice

Invoice é um documento comercial internacional que formaliza transações de importação e exportação detalhando o produto ou serviço, valores e outros termos da transação. A emissão é obrigatória em alguns países, mas não no território brasileiro. Importante não confundir invoice com a DI (declaração de importação) e a DU-E (Declaração Única de Exportação), que são os documentos brasileiros obrigatórios em alguns tipos de importação e exportação, em conjunto com a nota fiscal. 

Mesmo que a emissão de invoice não seja obrigatória no seu caso, é  recomendado a sua emissão como forma de indicar o código da natureza da operação e comprovante da transação, evitando problemas futuros com os órgãos fiscalizadores.

Foto: Reprodução

O pagamento de invoice é feito por transferência internacional e a transação financeira pode acontecer por intermédio de bancos tradicionais ou de plataformas especializadas nesse tipo de serviço. Sobre as receitas de exportação de serviços e mercadorias não há a incidência das contribuições federais PIS e Cofins, do imposto estadual sobre mercadorias ICMS e, em muitas vezes, do imposto municipal ISS, este último depende do posicionamento do município, alguns serviços não há incidência, mas para outros há, como é o caso de São Paulo. Porém, não está livre de outros tributos, como o Imposto sobre Operações Financeiras  (IOF) — atualmente, 0,38% sobre o valor da operação.

Deve-se considerar a variação cambial até o dia do recebimento do valor do produto ou serviço comercializado. No entanto, para fins de faturamento, vale atentar para câmbio a taxa publicada pelo Banco Central relativa a o dia anterior ao de emissão da nota fiscal.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade