Emprego temporário é tendência forte para os próximos meses
Agência especializada em serviço temporário aponta crescimento do setor para os próximos meses
O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), aponta um segundo semestre positivo para quem busca recolocação profissional. A estimativa é de crescimento de 1,8% do PIB (Produto Interno Bruto) e de 2,8% para o setor de serviços.
Dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam recuo para 9,3% da taxa de desemprego no último trimestre, a menor desde 2015 (8,4%) referente a um segundo trimestre. A tendência de queda na desocupação, que foi de 9,3%, entre abril e junho deste ano, foi confirmada também pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua).
A We Can BR Recursos Humanos, agência de emprego que atua há 25 anos com trabalho temporário e recrutamento e seleção para todo o Brasil, está bem confiante com as projeções e contratará 10.200 temporários até o final do ano.
“Estamos otimistas porque historicamente o nosso último trimestre corresponde a 35% do faturamento anual. Além disso, com a retomada do varejo e também com as datas que se aproximam, como o Natal. Além disso, com o auxílio da tecnologia, hoje conseguimos ter contratações quatro vezes mais rápidas, o que traz maior assertividade para as empresas contratantes”, afirma Letícia Colaquises, Coordenadora de Recrutamento e Seleção.
Ampliação do trabalho temporário
Letícia cita ainda a Nova Lei 13.429/17 de ampliação do contrato individual do Trabalho Temporário para até 180 dias com possível prorrogação para mais 90 dias como uma grande impulsionadora para o crescimento do setor.
“Após a Nova Lei, a contratação de temporários ficou ainda mais rápida, segura e tem gerado economia para as empresas, além de estimular o mercado de trabalho”, comenta.
“Os processos digitais e tecnológicos são um dos grandes diferenciais hoje no momento das contratações. Podemos filtrar o candidato com base no seu perfil e nas particularidades das vagas. Todas as reuniões são realizadas de forma on-line, o que permite atender os clientes com abrangência nacional. Além disso, toda a etapa de seleção é feita digitalmente, desde o envio da documentação do candidato até a assinatura do contrato a jornada do nosso cliente e dos candidatos da seleção até a rescisão de ponta a ponta é virtual à distância. Porém, para os candidatos e cliente que preferem, mantemos o atendimento presencial”, conclui Letícia.
(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato.