Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vale a pena abrir uma conta no exterior? Especialistas explicam qual perfil é indicado

Bancos digitais e corretoras revolucionaram o mercado financeiro nos últimos anos, facilitando a abertura de contas internacionais

14 out 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Uma conta internacional permite que a pessoa faça transações em moeda estrangeira.
Uma conta internacional permite que a pessoa faça transações em moeda estrangeira.
Foto: Getty Images

Até um passado não muito distante, ter uma conta no exterior era para uma parcela muito pequena da população brasileira. Nos últimos anos, no entanto, os bancos digitais revolucionaram o mercado financeiro, facilitando a abertura de contas internacionais para todos. Algumas instituições, inclusive, permitem que o trâmite seja feito totalmente online. 

Quem pensa em morar fora do Brasil ou trabalhar para o exterior sabe que abrir uma conta global é imprescindível. Há ainda aqueles que não vão sair do País nem prestar serviço para empresas do exterior, mas cogitam abrir uma conta para ter mais praticidade ao fazer compras online e ao investir. Independentemente do motivo, especialistas consideram importante ter uma conta internacional.

Felipe Miranda, sócio da corretora 305 Markets, afirma que abrir uma conta no exterior pode ser uma estratégia muito vantajosa, especialmente para quem deseja diversificar o patrimônio e não ficar exposto a um único mercado, como o real. O especialista explica que, ao manter parte dos seus recursos em moeda estrangeira, como o dólar, a pessoa pode se beneficiar de uma eventual valorização.

Isso não só oferece a chance de proteger o patrimônio, mas também permite que a pessoa participe do maior mercado financeiro do mundo, aumentando a segurança e diversificando os investimentos.

"A abertura de uma conta no exterior é indicada para qualquer pessoa que queira proteger seus recursos e evitar a exposição única ao real, especialmente considerando que somos impactados pelas flutuações do dólar. Portanto, ter uma parte do patrimônio em moeda forte como o dólar é uma estratégia inteligente para quem busca valorização e proteção ao mesmo tempo", diz Miranda.

Rafael Haubrich, head de offshore da Manchester Investimentos, reforça o raciocínio de Miranda. De acordo com o especialista, a diversificação em ativos internacionais faz parte de um processo de planejamento patrimonial e de estratégia de diversificação da própria carteira. 

"A conta e os ativos em outras moedas fora do Brasil você vai conseguir acessar muito mais ativos do que acessaria através de uma conta local. E esse processo de abertura de conta no exterior hoje é bem mais simples. É possível abrir uma conta quase que instantaneamente", afirma.

Vantagens de abrir uma conta no exterior

Uma conta internacional permite que a pessoa faça transações em moeda estrangeira. O usuário pode receber e enviar dinheiro para fora do País, bem como fazer investimentos no exterior para diversificar o portfólio e explorar mercados financeiros do mundo inteiro.

Outros benefícios, segundo os especialistas, são:

  • Manter uma reserva em moeda forte;
  • Fazer investimentos;
  • Efetuar e receber pagamentos estando na sua base de origem ou no exterior;
  • Melhoria do processo de gestão das finanças;
  • Efetuar transações financeiras mais simplificadas com menos custos;
  • Praticidade em viagens internacionais e intercâmbio;
  • Vida financeira integrada: todas as moedas em um só lugar.

Como abrir uma conta no exterior 

Para abrir uma conta no exterior, o primeiro passo é escolher um banco ou uma corretora de câmbio confiável. Em geral, é necessário fornecer documentos, como identidade ou passaporte, comprovante de endereço, comprovante de renda, informações sobre sua atividade profissional e referências bancárias.

Antes de decidir pela instituição financeira, é interessante pesquisar sobre critérios, termos e condições de cada banco, para não ser pego de surpresa com encargos e taxas. Alguns bancos podem exigir um depósito inicial para abrir a conta. No caso de uma corretora, é importante buscar uma corretora que possua todas as licenças e permissões necessárias para operar de forma segura.

"Hoje em dia, existem diversas corretoras com preços competitivos e condições bem melhores do que aquelas oferecidas pelos bancos tradicionais. O processo de envio de recursos para o exterior, através dessas corretoras, é bastante similar ao que é feito pelos bancos. Isso inclui validações de segurança e o envio de documentos para assegurar a conformidade com as regulamentações", acrescenta Miranda. 

Conheça a cidade de 7 mil anos que virou refúgio de luxo Conheça a cidade de 7 mil anos que virou refúgio de luxo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade