Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
Oferecimento Logo do patrocinador

Dinheiro em papel será extinto em 10 anos, diz especialista

14 jul 2024 - 14h10
Compartilhar

O dinheiro em espécie como conhecemos está à beira da extinção. Em uma década, o uso das cédulas de papel será apenas uma memória distante e as transações financeiras serão feitas por moeda digital, de forma eficiente, segura e inclusiva. 

A previsão é de Luiz Maluf, especialista em tecnologia bancária da DataRain, empresa brasileira de soluções AWS na América Latina. Como argumentos para essas afirmações, ele aponta os avanços na implantação do Drex, também conhecido como Real Digital, e as recentes resoluções pelo país afora, como a proibição do uso de dinheiro físico para o pagamento do transporte público, em Brasília, vigente desde julho de 2024.

“A transição para o dinheiro digital já está em andamento. E medidas como a tomada em Brasília, facilitam a automação, reduzem a necessidade de trabalho humano na cobrança, e melhoram a segurança. Também podemos dizer que é um passo importante para a inclusão de moedas digitais no cotidiano das pessoas, fazendo-as se habituarem, embora o Pix já seja bastante popular entre os brasileiros”, comenta.

Maluf também cita o Projeto de Lei 4068/20, que propõe a abolição do uso de dinheiro em espécie em todas as transações no País. 

“Embora a tecnologia suporte essa transição, é essencial implementar políticas de inclusão digital para garantir que todos tenham acesso aos serviços digitais”, pondera.

Homework Homework
Publicidade
Seu Terra












Publicidade