'Foco da pauta deste ano é a questão fiscal', diz Pacheco
O presidente do Senado defendeu a necessidade de se rediscutir o tamanho de Estado para que seja eficiente e que qualifique o gasto público
ZURIQUE - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que o Congresso Nacional tem capacidade de entregar a qualificação do gasto público. O foco da pauta deste ano é endereçar a questão fiscal, fundamental para atrair investimentos externos para o Brasil, segundo ele.
"O Congresso seguramente é capaz de entregar, a partir do momento que priorizar isso, a qualificação do gasto público, do orçamento público que mitigue e combata privilégios, desperdícios", disse Pacheco, em mensagem por vídeo no Brazil Economic Forum, promovido pelo Lide - Grupo de Líderes Empresariais, em Zurique, na Suíça.
Ele defendeu a necessidade de se rediscutir o tamanho de Estado para que seja eficiente e que qualifique o gasto público.
"Eu não tenho dúvida que 2025 será pautado nesta lógica, a partir do momento que se entrega um novo sistema de arrecadação, também um novo sistema de gastos que atenda aos interesses da população e que, no final das contas, confira o equilíbrio fiscal que precisamos para atrair investimentos internacionais", disse Pacheco.
Ele fez uma defesa ainda à democracia, afirmando que esse é um tema "muito sensível" nos dias atuais. O mundo enfrenta "tempos muito incertos, muito sombrios", disse.
"É muito importante que as pessoas responsáveis desse País possam se unir para fazer o enfrentamento devido de contenção e de combate a esse retrocesso democrático que muitos ainda tentam fazer no Brasil e fora do Brasil", disse Pacheco.
O presidente do Senado não compareceu presencialmente ao Fórum do Lide em Zurique por uma contingência de saúde.