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Foco das redes de franquia agora é o interior do País

A pandemia fez muita gente buscar cidades menores para viver e isso virou oportunidade de negócio

17 ago 2022 - 06h10
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As capitais estão cheias. E nem sempre a qualidade de vida é boa. Na pandemia, aconteceu um verdadeiro êxodo urbano, com muita gente buscando viver em cidades menores. A explosão do home office e a especulação imobiliária nas capitais ajudou a tornar esse movimento mais intenso.

Segunda pesquisa do ImovelWeb, realizada em outubro de 2021 com 2.800 pessoas em diversas regiões do Brasil, o 2° filtro mais procurado pelos internautas são casas no interior, representando 21,04% do total de buscas. 

Com essa mudança de mentalidade, muitas franquias começaram a focar também no interior. As marcas investem em modelos de franquias mais enxutos e acessíveis, para atrair investidores nessas regiões, que agora contam com um público mais exigente e com um poder aquisitivo maior.

Yes! Idiomas
Yes! Idiomas
Foto: Divulgação

Rede de ensino de idiomas para cidades pequenas

Uma dessas franquias que mudou seu foco foi a Yes! Idiomas, que tem 173 unidades espalhadas por 16 estados. Recentemente, a rede lançou modelos de franquia ed acordo com o tamanho da cidade.

Para cidades que tenham até 50 mil habitantes, a rede tem a franquia Soft, com investimento inicial de R$ 100 mil. Para cidades entre 50 mil e 150 mil habitante, há o modelo Light, com investimento inicial de R$ 150 mil. Já para cidades com populações maiores do que 150 mil, há o modelo Premium, com investimento iniciaç de R$ 300 mil.

“Depois de 50 anos apostando na expansão por grandes cidades e pelas principais capitais do Brasil, chegou a hora de mirarmos no interior, que ganhou um consumidor mais exigente e com poder aquisitivo mais alto”, explica Clodoaldo Nascimento, CEO à frente da rede de ensino de idiomas. “Formatamos nossos modelos para se adequarem ao tamanho das cidades que o franqueado deseja investir e acredito que isso facilitará e impulsionará nossa interiorização.”

Francielle Faria, do American Cookies
Francielle Faria, do American Cookies
Foto: Samir Félix / Divulgação

As delícias do interior

Outra rede de franquias que segue o processo de interiorização do País é a American Cookies, que já tem 42 unidades espalhadas por 9 estados brasileiros para vender suas delícias. Recentemente, a empresa lançou um modelo de franquia mirando especialmente o interior do Brasil.

Com investimento inicial de R$ 149 mil, o container da American Cookies tem lucratividade estimada em 15% sobre o faturamento. O formato foi pensado para atender, principalmente, cidades menores, a partir de 50 mil habitantes, e em municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers 

“Além de ser o modelo mais barato entre as nossas três opções de franquias, que são container, quiosque e loja, o novo formato terá uma montagem mais rápida e prática, uma vez que chegará pronto para ser instalado no local, e ainda oferecerá flexibilidade geográfica”, explica a sócia fundadora da rede American Cookies, Francielle Faria. 

Redação Dinheiro em Dia
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