Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

FOGLO: medo de ser demitido atinge 40% dos brasileiros 

17 nov 2024 - 06h10
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A queda nas oportunidades de promoção e o medo de ser demitido intensificam a insatisfação no trabalho.
Foto: Freepik

A queda nas oportunidades de promoção, aliada à insatisfação com o emprego e a remuneração, intensifica o fenômeno do FOGLO, que em português significa “medo de ser demitido”. Esse sentimento, apesar de ainda pouco discutido, afeta quase um terço dos brasileiros e dados da Confederação Nacional da Indústria (CDN) mostram que 31% dos profissionais têm grande receio de serem demitidos, e 15% sentem um medo moderado.

O aumento dos desligamentos em massa no Brasil tem impactado o ambiente de trabalho, intensificando os sentimentos de insegurança entre os profissionais. Em 2023, 16,7% das empresas realizaram grandes rodadas de demissões, comparado a 12,4% em 2022, segundo o relatório do Ecossistema Great People & GPTW. Mesmo assim, o mercado de trabalho brasileiro apresenta sinais de recuperação, permanecendo aquecido ao longo de 2024. No segundo trimestre, a taxa de desemprego caiu para 6,6%, a menor em uma década, refletindo uma fase positiva para a geração de empregos no país.

Para Marcello Amaro, diretor de recursos humanos da P3, o medo da demissão cria um ciclo vicioso que não só prejudica a produtividade dos colaboradores, mas também contribui para um ambiente de trabalho tóxico.

“Quando as pessoas sentem insegurança, a colaboração e a inovação sofrem, e a cultura organizacional se deteriora. É preciso que as lideranças promovam um espaço seguro e de confiança, onde todos se sintam valorizados e encorajados a se expressar sem medo de repercussões”, diz.

A insegurança dos colaboradores também é prejudicial para as organizações, pois muitos destes profissionais começam a buscar novas oportunidades antes mesmo de serem demitidos. Essa antecipação gera uma rotatividade de talentos que pode impactar a continuidade dos projetos e a coesão das equipes. 

Além disso, essa busca por segurança em outros lugares pode desviar a atenção e a dedicação dos funcionários, resultando em uma diminuição da produtividade e, consequentemente, afetando o desempenho da organização como um todo. Fomentar um ambiente de trabalho seguro e positivo é essencial para reter talentos e garantir resultados satisfatórios.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade