Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fontes tradicionais de recursos mostram esgotamento em certos segmentos, diz diretor do BC

20 jul 2023 - 11h32
(atualizado às 11h50)
Compartilhar
Exibir comentários

(Reuters) -O diretor de regulação do Banco Central, Otávio Damaso, disse nesta quinta-feira que fontes tradicionais de recursos mostram esgotamento em certos segmentos da economia, como o agronegócio e o setor imobiliário, e defendeu o aprimoramento de mecanismos de financiamento.

Sede do Banco Central, em Brasília
22/03/2022
REUTERS/Adriano Machado
Sede do Banco Central, em Brasília 22/03/2022 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Nesse contexto, o mercado de capitais dá condições de impulso maior do crédito quando fontes tradicionais não são capazes de seguir a pujança desses segmentos, disse o diretor durante reunião no Rio de Janeiro para apresentação de 17 propostas selecionadas pelo governo para colocar em debate uma agenda de reformas financeiras.

"Uma coisa que a gente observa é que, principalmente em alguns segmentos econômicos, as fontes tradicionais mostram certo esgotamento, eu destaco principalmente a fonte para o agronegócio e para o setor imobiliário", disse.

De acordo com Damaso, os financiamentos imobiliários estão "estacionados" em cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) há mais de uma década. Ele citou também necessidade de melhorias para o agronegócio.

"No caso do agronegócio, a gente tem esse setor extremamente importante no Brasil e só através do mercado de capitais a gente vai ter condições de dar um impulso maior para ele continuar desenvolvendo. No setor imobiliário, idem", afirmou, ao defender maior integração entre setor bancário e os mercados de seguros e previdência complementar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade