Forever 21 entra com novo pedido de falência nos EUA
Esta é a segunda vez em seis anos que a varejista solicita proteção contra falência
A Forever 21, varejista americana que encerrou suas atividades no Brasil em 2022, entrou com um pedido de falência nos EUA. A marca de moda do estilo fast fashion alega ter sido prejudicada pela forte concorrência das gigantes varejistas online, como as asiáticas Shein e Temu.
O pedido de falência feito no domingo, 16, ocorre pouco mais de cinco anos depois de seu primeiro pedido de recuperação judicial. No novo pedido, a empresa lista ativos de US$ 100 milhões a US$ 500 milhões (entre R$ 572,50 e R$ 2,86 bilhões) e passivos de US$ 1 bilhão até US$ 10 bilhões (R$ 5,72 bilhões e R$ 57,25 bilhões).
Em um comunicado, a empresa afirma que suas lojas e site nos Estados Unidos permanecerão abertos e continuarão atendendo clientes por enquanto, mas está implementando um “encerramento ordenado” de seus negócios no país. A empresa busca uma transação de continuidade ou venda de alguns ou de todos os seus ativos.
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De acordo com o site da Forever 21, a varejista tem cerca de 350 lojas nos Estados Unidos. No mundo, são “540 locais de venda”. Na época de seu primeiro pedido de falência, ela tinha 800 locais no mundo todo. Documentos judiciais indicaram que as lojas da marca nos Estados Unidos foram instruídas a realizar vendas de liquidação do estoque restante.
Responsável por popularizar o modelo de varejo de moda rápida com preços baixos e tendências atuais, a Forever 21 se espalhou por shoppings nos anos 2010. No Brasil, a marca jovem com pegada descolada causou alvoroço quando chegou ao país. A marca teve lojas nos shoppings das principais capitais, incluindo shoppings Morumbi, Vila Olímpia e Anália Franco (São Paulo).