Franquia de educação profissionalizante mira classes D e E
Rede aposta no modelo de franquias e pretende fechar o ano com 50 unidades vendidas e faturamento de R$ 20 milhões
Pedro Paixão, um advogado pernambucano apaixonado por negócios desde a infância, trilhou uma trajetória inspirada no universo do empreendedorismo, e criou, em 2016, a Ultra Cursos. A rede de escolas de ensino profissionalizante teve a sua primeira unidade em Recife (PE) e acaba de entrar para o franchising. Atualmente, conta com 23 unidades em funcionamento, sendo uma delas no Japão, que opera por licenciamento.
Com um faturamento que superou a casa dos R$ 10 milhões em 2022, a marca tem como meta chegar ao final do ano com 50 operações vendidas e um faturamento superior aos R$ 20 milhões. Sua história é marcada por desafios, aprendizados e perseverança que o levaram a alcançar o sucesso no setor educacional.
Empreendedorismo no sangue
Quando pequeno, Pedro, que tem o empreendedorismo na veia familiar, vendia frutas na rua para angariar seu próprio dinheiro. Apesar de nunca ter acompanhado de perto os negócios do avô e do pai no segmento industrial, existia aquela vontade latente de empreender. Na faculdade de direito, se juntou a dois amigos e começou a vender camisas estampadas para seus colegas e, antes mesmo de se formar, já tinha planos de abrir seu próprio escritório de advocacia.
Sua jornada empreendedora começou de fato em 2008, aos 23 anos, quando, após uma tentativa frustrada de abrir um escritório de advocacia com um amigo, teve a oportunidade de ser sócio de seu antigo chefe no escritório jurídico em que havia estagiado.
Mais tarde, em 2009, Pedro teve a chance de diversificar os seus investimentos. Impulsionado pelo incentivo de um amigo, pensaram em abrir juntos uma unidade de uma franquia de educação. Entretanto, Pedro não dispunha de capital para cobrir a sua parte no negócio e foi, então, que o pai de seu amigo emprestou o cartão de crédito para montar a estrutura do negócio e parcelou os valores.
Porém, o investimento inicial ficou em um valor maior do que o esperado e, para dar conta, o empresário intensificou o número de casos atendidos em seu escritório de advocacia. No final, deu tudo certo e Pedro conseguiu pagar toda a sua parte do investimento.
Abriram, então, a primeira escola em outubro de 2009, na Região Metropolitana do Recife e, cerca de oito meses depois, já estavam abrindo a segunda unidade com o lucro gerado pelo próprio negócio. Juntamente com a gestão de sucesso das muitas unidades ao longo dos anos, ainda foi master franqueado da rede no estado de Pernambuco e consultor de franquias também em Alagoas e na Paraíba.
Assim, após muitos anos de experiência e algumas adversidades superadas, Pedro decidiu criar a sua própria marca, desligando-se da franquia anterior e idealizando a Ultra Cursos com base nos seus aprendizados.
Desde então, Pedro mergulhou no universo do empreendedorismo e das franquias, seguindo sua vocação nata e seu desejo de alcançar o sucesso financeiro.
Uma jornada de sucesso rumo à expansão
A Ultra Cursos foi fundada em 2016 e, por meio de um modelo de licenciamento de marca, conseguiu estabelecer unidades em diversas localidades do Nordeste e, posteriormente, em outros estados brasileiros, estando presente atualmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Com a pandemia, a empresa enfrentou dificuldades, mas aprendeu a se adaptar, criando um modelo híbrido de ensino e expandindo seu alcance, até mesmo internacionalmente, com uma unidade polo no Japão.
O seu público-alvo é diversificado, alcançando principalmente o público das classes C, D e E, abrangendo desde adolescentes em busca de qualificação até adultos procurando se realocar no mercado de trabalho, além de empreendedores e pessoas da melhor idade. Um fato curioso é que este último grupo representa entre 5 e 10% dos alunos ativos na rede, buscando, principalmente, aprender a se integrar digitalmente.
A marca oferece cursos dos mais variados, que vão desde robótica e programação a inglês, combinando o viés da educação profissionalizante ao aprendizado do idioma. Futuramente, planeja expandir a rede com escolas que oferecem cursos especializados para atender às necessidades de cada faixa etária, como, por exemplo, atividades para melhorar a memória de pessoas idosas
Hoje, a Ultra Cursos está iniciando no mercado de franquias já com 10 unidades franqueadas das 23 em operação e apresenta ao público quatro modelos de negócios para investimento que variam conforme a população local. No formato de loja própria, a franquia pode ser na modalidade Smart, com investimento inicial a partir de R$ 125 mil (até 150 mil habitantes), ou na modalidade Premium, que chega a R$ 195 mil investidos (acima de 150 mil habitantes). Ainda possuem o modelo Polo, formatado para instituições de ensino já existentes, com investimento inicial a partir de R$ 60 mil, e o modelo home-based com investimento inicial de R$ 14,5 mil, visando atender, principalmente, empresas e seus funcionários nas necessidades específicas do universo corporativo.
Através do franchising, a marca tem por objetivo escalonar o seu crescimento e impactar milhões de jovens com educação profissionalizante de qualidade. Além disso, a empresa mantém uma postura responsável em relação ao meio ambiente e à sociedade, com iniciativas como o uso de 100% de energia verde proveniente de usinas solares em 6 de suas escolas, e parceria com a ONG Amor e Esperança, de abrangência nacional, oferecendo gratuitamente cursos profissionalizantes através de sua plataforma online.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.