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Franquia Inteligente: geomarketing muda estratégia de vendas

Equilibrar a consistência da marca nacional com a adaptação local requer análise correta dos dados

26 fev 2024 - 12h21
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Foto: Freepik

O geomarketing desempenha um papel crucial no franchising, permitindo a compreensão da concentração do público-alvo e a segmentação para implantação de unidades. Identificar as melhores regiões e analisar a concorrência são fundamentais para estratégias de marketing.

De acordo com Leone Schultz, diretor da Acelerando Franquias, empresa que atua no mercado de expansão de redes no franchising, e tem como propósito auxiliar empresas a se tornarem referência em seus segmentos, para atingirem seus objetivos de expansão de marca, produtos e serviços, de forma estruturada, sustentável, longeva e sólida, as franquias podem colher benefícios significativos ao incorporar o geomarketing, tais como decisões mais assertivas, monitoramento eficiente do público-alvo e direcionamento preciso nas ações de marketing, proporcionando um panorama mais claro das operações, pois as redes acabam por adaptarem-se às preferências locais, utilizando dados para segmentar o público em níveis estaduais, municipais ou bairros. 

Isso possibilita ações mais personalizadas, mesmo exigindo campanhas distintas para diferentes regiões. Um exemplo bem-sucedido é a personalização das campanhas em resposta ao "bairrismo" identificado. 

“Após análises de nossa equipe, fizemos uma ação específica de marketing para uma marca do Rio Grande do Sul e isso resultou em um aumento significativo de unidades comercializadas no estado e ainda impulsionou a expansão em toda a região Sul. Desafios comuns e que incluem a necessidade de profissionais habilidosos na análise de dados e é crucial para decisões mais duradouras e eficazes, contrastando com a pressa em superar a concorrência”, diz Leone Schultz.

Presença local mais sólida

O geomarketing contribui para a construção de uma presença local sólida ao personalizar mensagens de marketing com base na localização dos consumidores, incorporando referências locais e facilitando feedback personalizado. Para implementar o geomarketing de maneira eficiente, as franquias devem compreender seu público-alvo, usar CRMs para gestão e integrar campanhas com softwares de gestão. A análise constante de métricas é essencial para tomadas de decisão cada vez mais assertivas.

Equilibrar a consistência da marca nacional com a adaptação local requer análise correta dos dados, reconhecendo as nuanças culturais. A comunicação eficaz é crucial para garantir que a mensagem seja compreendida e gere resultados.

No futuro, espera-se que o geomarketing evolua com base em dados mais detalhados sobre classes sociais, demografia e outros fatores, proporcionando um direcionamento ainda mais preciso para o sucesso contínuo das franquias. 

Com os avanços contínuos em tecnologia e análise de dados, as franquias têm acesso a ferramentas cada vez mais sofisticadas para compreender e atender às demandas dos consumidores em nível local. A Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina estão permitindo análises mais avançadas e previsões mais precisas, capacitando as franquias a tomar decisões mais direcionadas e estratégicas.

Além disso, o crescente foco na personalização e na experiência do cliente está impulsionando a adoção de estratégias de geomarketing mais refinadas. As franquias que conseguem oferecer experiências personalizadas e relevantes para os consumidores em nível local terão uma vantagem competitiva significativa no mercado.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

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