Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Franquias para trabalhar em casa são a opção do momento

Entenda a razão de as franquias home based fazerem tanto sucesso no Brasil e quais seus reais benefícios

18 set 2022 - 06h00
(atualizado em 22/9/2022 às 18h43)
Compartilhar
Exibir comentários

No Brasil em início de recuperação econômica após o tanque de guerra que foi a pandemia, o mercado de franquias continua um dos mais promissores. Em 2020, mesmo em plena pandemia, o setor faturou R$ 53,9 bilhões. Em 2021, o faturamento foi de R$ 56,6 bilhões. 

Não confunda home based com home office

Nesse contexto, o isolamento provocado pela pandemia tornou muito popular o investimento em franquias home based, na qual não há a necessidade do franqueado possuir uma loja física ou quiosque, tornando-as uma opção de renda com menor investimento inicial.

É importante não confundir a franquia home based com o trabalho em home office, em que o indivíduo atua apenas em sua casa. No caso da franquia home based, a residência pode até ser a base do trabalho, mas existe a possibilidadede trabalhar também em outros ambientes.

Foto: Adobe Stock

Exemplo: uma pessoa decide ser franqueado de uma loja de painéis solares. Ela não precisa, necessariamente, de um edifício ou construir uma loja física pois, dando os recursos necessários, é possível que esta pessoa consiga realizar o trabalho em casa e/ou levar o trabalho até a casa de algum cliente.

É isso o que faz a SolarPrime, empresa de instalação e suporte em painéis de energia solar, que adota o modelo de franquia home based. O prazo do retorno do investimento de um franqueado da SolarPrime é em média de 3 a 12 meses. A média mensal de atendimento é de 30 clientes por franquia, afinal, por se tratar de um produto de ticket médio alto, a venda é mais consultiva.

“Estou na franquia há três anos. Fizemos uma pesquisa antes de adquirir a franquia e pude ver a quão séria e estruturada ela é”, diz Samuel Rafael, franqueado do formato home based. “Os frutos eu colho agora, pois melhorei minha qualidade de vida e diretamente dos 10 funcionários que trabalham comigo representando a maior do setor de energia solar.”

Brigadeiros gourmet também são home based

Outra franquia que aposta no home based é a Brigadeiro.Com.Vc, empresa especializada na produção e venda de brigadeiros gourmet. O foco aqui são mulheres que desejam empreender e o empreendimento se espalhou por 11 estados do País, movimentando mais de R$ 700 mil, com 50 unidades abertas.

“Uma das maiores vantagens é que o modelo permite ter muito mais proximidade da família, facilitando a conciliação das responsabilidades de empreendedor com as de casa”, diz Luísa Casagrande, cofundadora e CMO da Brigadeiro, que explica que a grande vantagem deste modelo são os baixos custos. “Para empreender neste modelo, no entanto, ainda é necessário ter muita disciplina e dedicação.”

Uma das franqueadas da Brigadeiro, Ana Melo Kido, diz que após 22 anos no mercado de trabalho formal, cansada de sua rotina, resolveu se arriscar no mercado informal e, assim, conheceu a Brigadeiro, onde encontrou o que considerava ser um trabalho mais leve. 

“Encontrei a qualidade de vida que tanto procurava, pois hoje consigo conciliar o meu trabalho, passar mais tempo com minha família, praticar algum esporte, passear, estudar e programar melhor essas atividades. Mudei radicalmente minha carreira, mas estou muito feliz com essa decisão. Hoje tenho equilíbrio entre minha vida pessoal e profissional e estou totalmente realizada com isso”, afirma.

Hora de começar a pensar em ser home based 

Com o crescimento das franquias home based, os segmentos que mais se destacam são serviços, turismo, marketing digital, saúde, beleza e bem-estar. 

Levando em consideração o baixo custo de investimento e o retorno consideravelmente breve, ser um franqueado home based é um ótimo meio de trabalho para quem procura uma fuga da exaustiva rotina casa trabalho e trabalho casa.  

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade