Fraude da Volks afetou 2,8 milhões de carros na Alemanha
Carros com motores a diesel de 1,6 e 2 litros foram equipados com o software fraudulento, além de veículos comerciais leves e vans
Dos 11 milhões de carros a diesel da Volkswagen equipados com software que adultera as emissões de poluentes, ao menos 2,8 milhões estão na Alemanha, disse o ministro alemão dos Transportes, Alexander Dobrindt, nesta sexta-feira (25/09), perante o Bundestag (câmara baixa do Parlamento), em Berlim.
Segundo ele, carros com motores a diesel de 1,6 litros e 2 litros foram afetados, e pode ser que os de 1,2 litros também. Além de carros, veículos comerciais leves e vans foram afetados pela manipulação ilegal das emissões de motores a diesel, acrescentou o ministro, afirmando que mais detalhes estão sendo apurados junto à Volkswagen.
O ministro exigiu que a montadora explique se tem condições de acabar com as manipulações. "Esperamos um plano sobre até quando uma solução técnica estará disponível e até quando ela pode ser implementada", disse Dobrindt.
O anúncio de Dobrindt agrava ainda mais a maior crise da história da montadora alemã, que pode enfrentar multas de até 18 bilhões de dólares e ter que desembolsar outros bilhões de dólares em disputas judiciais e indenizações somente nos EUA.
Nesta quinta-feira havia ficado claro que carros vendidos na Europa também haviam sido afetados pelo esquema de manipulação. As ações da Volks sofreram queda acentuada na semana, perdendo cerca de um terço de valor em relação a antes do escândalo.