Funcionários da Latam Airlines no Peru farão greve na Copa
Os funcionários de manutenção da companhia aérea Latam Airlines no Peru entrarão em greve em 26 e 27 de junho, datas de alto tráfego devido à Copa do Mundo de futebol no Brasil, para pressionar por maiores salários, disse um líder sindical nesta quinta-feira.
Oscar Angosto disse que o protesto de 200 trabalhadores da unidade local da Latam, a Lan Peru, interromperá todos os voos da companhia aérea no país e que trabalhadores em outros países também entrarão em greve. A Copa do Mundo começou nesta quinta-feira e termina em 12 de julho. "Se não houver solução, esta não será a única greve", disse Angosto. "Haverá greve em toda a América do Sul."
O sindicato local de pilotos disse que não vai se unir à greve. O ministro do Trabalho peruano autorizou as datas das greves e está tentando mediar uma solução, disse Angosto, acrescentando que os trabalhadores exigem aumento de 6% ante exigência anterior de reajuste de 50%. Representantes da LAN Peru não puderam ser imediatamente contatados nesta quinta-feira.