Futuros do Nasdaq despencam com perdas em tecnologia em meio a impulso de IA da China
Os futuros vinculados ao Nasdaq recuavam nesta segunda-feira, uma vez que a popularidade de um modelo chinês de inteligência artificial de baixo custo provocava uma venda de ações relacionadas à IA em Wall Street, sendo que as ações de megacaps, incluindo a Nvidia, eram as mais atingidas.
A startup chinesa DeepSeek lançou um assistente gratuito que, segundo ela, usa chips de baixo custo e menos dados, aparentemente desafiando uma aposta generalizada nos mercados de que a IA impulsionará a demanda ao longo de uma cadeia de suprimentos, desde fabricantes de chips até data centers.
"É muito cedo para descrever o DeepSeek como uma ameaça existencial às soluções de IA baseadas nos EUA", disse Richard Hunter, diretor de mercados da interactive investor.
"É quase certo que isso colocará o gato entre os pombos, à medida que os investidores se esforçam para avaliar os possíveis danos que isso pode causar em um setor em expansão que impulsionou grande parte do ganho observado nos principais índices nos últimos dois anos."
Nesta segunda-feira, o AI Assistant, da DeepSeek, ultrapassou o rival ChatGPT e se tornou o aplicativo gratuito mais bem avaliado disponível na App Store, da Apple, nos Estados Unidos.
A Nvidia caía 6,9% nas negociações de pré-abertura, enquanto os fabricantes de chips AMD e Micron Technology recuavam 3,7% e 6,4%, respectivamente.
A Microsoft e a Meta caíam 3,3% cada. Ambas divulgarão seus resultados trimestrais nesta semana, junto da Apple e Tesla.
A Alphabet, controladora do Google, perdia 3,2%, e a Apple tinha baixa de 1,4%.
O futuro do S&P 500 caía 2,57%, enquanto o contrato futuro do Nasdaq 100 tinha queda de 4,57%, e o futuro do Dow Jones recuava 0,81%.
Além disso, adicionando alguma cautela aos mercados globais, os EUA e a Colômbia por pouco evitaram uma guerra comercial no domingo, depois que a Casa Branca disse que o país sul-americano havia concordado em aceitar aeronaves militares que transportassem imigrantes deportados.
Na quarta-feira, o Federal Reserve anunciará sua decisão sobre a taxa de juros, com os mercados esperando amplamente que o banco central dos EUA mantenha a taxa de empréstimo estável.