Futuros recuam com temores de paralisação do governo dos EUA; dados de inflação em foco
Os futuros dos principais índices de Wall Street recuavam nesta na sexta-feira, com investidores enfrentando a possibilidade de uma paralisação do governo dos Estados Unidos e uma taxa de juros mais alta do que o esperado anteriormente, enquanto aguardam um relatório importante de inflação.
Dezenas de republicanos rejeitaram o projeto de lei de gastos do presidente eleito, Donald Trump, na quinta-feira, deixando o Congresso sem um plano claro antes que o financiamento do governo expire à meia-noite.
Os planos de Trump sobre tarifas, cortes de impostos e desregulamentação estavam entre os fatores que levaram o Federal Reserve a aumentar sua previsão de inflação para 2025 e reduzir pela metade as projeções de cortes na taxa de juros, o que atingiu Wall Street na quarta-feira.
Os investidores estarão atentos ao relatório do índice PCE, às 10h30 (horário de Brasília), para obter pistas sobre como a inflação orientará a política monetária do Fed. Os dados devem mostrar que os gastos dos consumidores dos EUA aumentaram 0,2% em novembro, o mesmo ritmo do mês anterior.
Atualmente, operadores esperam menos de dois cortes de juros pelo Fed até o final do próximo ano, depois que o banco central dos EUA reduziu a taxa em 0,25 ponto percentual, conforme esperado, nesta semana.
O futuro do S&P 500 caía 0,76%, enquanto o contrato futuro do Nasdaq 100 tinha queda de 1,27%, e o futuro do Dow Jones recuava 0,45%.
O Nasdaq estava a caminho de recuar pela primeira vez em cinco semanas e o S&P 500 pode registrar sua pior semana desde setembro. O Dow Jones pode obter sua maior queda semanal desde março de 2023.