G20 ainda não decide meta global de crescimento
Segundo a Reuters, número deve ser definido na reunião neste domingo
O grupo de líderes de finanças das 20 maiores economias globais, reunidos neste fim de semana na Austrália, ainda precisam chegar a uma meta numérica para o crescimento mundial, decisão que provavelmente ficará para o segundo dia do encontro. As informações são de um oficial do ministério de finanças do Japão, ouvido pela Reuters.
O oficial disse que qualquer meta numérica deverá sinalizar a ambição do grupo dos 20. O plano da reunião é chegar a um número agora, e depois desenvolver estratégias de crescimento para cada país, a serem apresentadas em uma próxima reunião do G20 em novembro.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) já divulgou um relatório com medidas para alavancar o crescimento dos países participantes do encontro. Entre elas, destacam-se a melhoria na infraestrutura e na educação nos países emergentes, como o Brasil.
A reunião do G20 conta com a participação da Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Coreia do Sul, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia. O Brasil é representado pelo secretário de assuntos internacionais, Carlos Bicalho Cozendey.