Gasto com anúncio em rede social aumenta, mas engajamento cai
Investimentos em anúncios têm um crescimento de 21%, Instagram mantém engajamento, mas Facebook tem queda.
Estudo divulgado pela Emplifi (antes conhecida como Socialbakers), plataforma líder em Social Marketing e Care, revela que os gastos com redes sociais tiveram um crescimento de 21% em relação ao mesmo período em 2021.
O gasto médio mensal com anúncios por marca foi de US$ 3.631 no primeiro trimestre, uma queda de 19% em relação à alta da temporada de festas do quarto trimestre de 2021. Ainda assim, isso marca um aumento de quase 21% em relação à média do primeiro trimestre de 2021, de pouco mais de US$ 3.000.
“Apesar da queda nos gastos com anúncios após a temporada de festas, as marcas ainda estão gastando mais do que na época do ano passado, mesmo com taxas de cliques em declínio que agora estão abaixo de 1%”, afirmou Zarnaz Arlia, CMO da Emplifi.
Apesar do aumento no investimento em redes sociais, a taxa de engajamento permanece estável nas plataformas. As postagens do Instagram recebem uma média de pouco mais de 32 interações por 1.000 impressões, um número que permaneceu relativamente consistente no ano passado.
Engajamento no Instagram Brasil
Entre os perfis com melhor performance no Instagram Brasil, a novidade no pódio é Wendell Carvalho, um perfil de coach com mais de 6 milhões de seguidores e 213 posts que, durante o trimestre, acumulou mais de 4 milhões de interações.
Os top 6 perfis brasileiros com melhor performance no Instagram são:
- • Netflix Brasil com 68.940.468 interações em 248 posts;
- • Obvious com 4.521.576 interações em 198 posts;
- • Wendell Carvalho com 4.436.945 interações em 213 posts;
- • Disney+ Brasil com 3.544.027 interações em 306 posts;
- • Grão de Gente com 3.388.887 interações em 658 posts;
- • HBO Max Brasil com 2.213.665 interações em 473 posts.
Engajamento no Facebook Brasil
Já o Facebook apresentou uma queda de 17% no número médio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Em janeiro de 2021, a plataforma contava com uma média de 6,54 interações por 1.000 impressões; um ano depois, esse número caiu para 5,44. Ainda assim, está acima da baixa histórica do quarto trimestre do ano passado, de 5,03 interações.
Os top 6 perfis com melhor performance no Facebook são:
- • Pontofrio com 3.283.116 interações em 292 posts;
- • Netflix Brasil com 3.023.326 interações em 315 posts;
- • Casas Bahia com 2.244.568 interações em 277 posts;
- • Patins Cascavel com 1.183.684 interações em 88 posts;
- • Atacado Games com 1.373.294 interações em 437 posts;
- • Hurb com 1.124.399 interações em 676 posts.
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