Gastos com construção nos EUA ampliam queda em junho
Os gastos com construção nos Estados Unidos caíram inesperadamente em junho e os dados do mês anterior foram revisados para baixo, já que as taxas de hipoteca mais altas pesaram sobre a construção de casas para uma única família.
O Departamento de Comércio informou nesta quinta-feira que os gastos com construção caíram 0,3%, após uma queda revisada para baixo de 0,4% em maio.
Economistas consultados pela Reuters previam aumento de 0,2%, depois de uma queda de 0,1% relatada anteriormente em maio. Em junho, os gastos com construção avançaram 6,2% em relação ao ano anterior.
Os gastos com projetos de construção privada caíram 0,3% em junho, depois de terem recuado 0,4% no mês anterior. O investimento em construção residencial caiu 0,3%, após queda de 0,7% em maio.
Os gastos com novos projetos de construção para uma única família diminuíram 1,2%, enquanto os de várias famílias aumentaram 0,1%. As taxas hipotecárias subiram na primavera, afetando a construção e as vendas de casas.
Desde então, as taxas hipotecárias caíram e podem recuar ainda mais depois que o Federal Reserve manteve na quarta-feira sua taxa de juros de referência na faixa de 5,25% a 5,50%, onde está desde julho passado, mas abriu a porta para reduzir os custos dos empréstimos já na próxima reunião, em setembro.
O aumento do estoque de moradias, com a oferta de novas moradias unifamiliares em junho atingindo o nível mais alto desde o início de 2008, pode limitar qualquer recuperação nas novas construções.