Gemologia x designer de joias: Juliana Xerez explica diferença nas áreas e mercado
O mercado de trabalho para o designer de joias no Brasil e no mundo se tornou muito disputado. Especialista no assunto, Juliana Xerez, que é gemologista e design, aconselha para quem deseja seguir profissionalmente nesse ramo inovar e mostrar sua criatividade. Mas você sabe a diferença entre as duas áreas?
Juliana Xerez é formada no GIA, Gemology Institute of America, formação número 1 no mundo cujo foco dos estudos é nas pedras preciosas e semi preciosas. Segundo a empresária, a Gemologia é a ciência que estuda as gemas e materiais gemológicos.
"Ela estuda também as características mineralógicas e os processos de tratamento. Identifica se é natural, sintético, artificial ou imitações", explica a dona da Decisive Zone, uma empresa que fornece serviços de A a Z para empresários que desejam abrir seu próprio negócio em Dubai.
Em seu trabalho como gemóloga, Juliana trabalha com a venda dessas preciosidades, oferecendo consultoria na compra das gemas e garantia de qualidade e veracidade dos produtos. "Prefiro sempre optar por verificar as gemas em um laboratório renomado para garantir qualidade e veracidade aos meus clientes", diz.
Diferentemente da gemologia, um designer de joias desenvolve modelos de joias, realiza desenhos e esboços e elabora projetos de restauração e conservação de peças antigas. De acordo com Xerez, a função desse profissional também é estudar as tendências de comportamento e necessidades de mercado.
"Meus designs são baseados em inspirações do meu dia a dia . Por onde eu passo vejo joias, em um parque florido ou em uma decoração de restaurante. Sempre tenho insight e consigo transformar aquele momento /memória em eternidade, através das joias", conta.