Geração Z impulsiona o crescimento do franchising no Brasil
Pelo segundo ano consecutivo, registrou-se um aumento de 10% na compra de franquias por menores de 24 anos
A ascensão de jovens pioneiros no empreendedorismo tem ganhado notoriedade. Estimativa é que cerca de 8 milhões de brasileiros com idades entre 18 e 24 anos estejam à frente de seus próprios negócios. Entre os segmentos promissores destacam-se a saúde, sustentabilidade, estética e gastronomia.
Ao contrário de gerações anteriores, a ascensão de jovens pioneiros no empreendedorismo tem ganhado notoriedade. Segundo pesquisa do Monitor Global de Empreendedorismo, cerca de oito milhões de jovens brasileiros com idades entre 18 e 24 anos, estão à frente de seus negócios.
Lucien Newton, especialista em franquias e vice-presidente da vertical de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, conta que pelo segundo ano consecutivo, foi registrado um aumento de 10% na compra de franquias por menores de 24 anos diretamente, ou com a participação dos pais na negociação.
“Esses jovens são tecnológicos e conseguem impulsionar o negócio, buscam por inovação e soluções criativas, e o perfil resiliente facilita a adaptação ao mercado” , explica.
Entre as inúmeras oportunidades de investimento, existem segmentos promissores que chamam a atenção desse público e também seguem em alta, são eles:
• Saúde: Nessa área é possível atuar com a telemedicina, aplicativos de saúde, serviços de bem-estar e produtos naturais.
• Sustentabilidade: Já nesse setor as soluções para energia renovável, reciclagem, agricultura urbana e consumo consciente, estão em evidência.
• Estética: Esse segmento traz oportunidades como clínicas especializadas em procedimentos, estética para homens e mulheres. Se trata de uma área em expansão que sempre trará novidades.
• Gastronomia: Um dos que mais cresce. São inúmeras opções, como delivery, pubs, negócios relacionados a eventos.
Vale destacar a importância do suporte da franqueadora e as habilidades que esses jovens trazem como bagagem e desafios que fazem parte da rotina. Lucien explica, que existem alguns obstáculos como experiência limitada, burocracias, competição acirrada e principalmente, conciliar com a vida pessoal, e que grande parte destes desafios são facilitados quando a rede oferece o apoio aos franqueados. Ele enfatiza também a importância das habilidades digitais que podem influenciar significativamente na estratégia de negócio.
“Através dela se cria uma presença online forte, é possível automatizar tarefas e analisar dados, conectar-se com cliente e parceiros, além de oferecer produtos e serviços inovadores, permitindo que os jovens empreendedores alcancem seus objetivos e construam negócios de sucesso”, finaliza.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.