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Gestora Vinci Partners compra 67% de dona do Outback no Brasil por R$ 1,4 bilhão

Negócio foi fechado na quinta-feira, 7; há opção de comprar toda a operação até 2028

8 nov 2024 - 11h02
(atualizado às 11h14)
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Foto: Divulgação/Outback

A gestora Vinci Partners anunciou na manhã desta sexta-feiram 8, que comprou 67% da operação brasileira da Bloomin'Brands, dona do Outback, Abbraccio e Aussie, por R$ 1,4 bilhão (US$ 243 milhões). Segundo comunicado, a transação foi assinada na quinta-feira, 6, e deverá ser concluída antes do final de 2024.

"Estamos muito entusiasmados com a sociedade que estamos construindo com a Bloomin' Brands, especialmente pelo fato de que o Outback é uma marca icônica que faz parte da vida dos brasileiros há quase três décadas, com uma proposta de valor e atendimento ao cliente que dificilmente encontramos em outras operações no Brasil", disse Carlos Eduardo Martins, co-chefe de Private Equity da Vinci.

Segundo ele, o objetivo da parceria é impulsionar o processo de expansão das três marcas, que agora contarão com a experiência de um sócio brasileiro. A Vinci já tem participação relevante na indústria de alimentação, com investimentos em marcas como Burger King, Domino's e Camarada Camarão.

A venda do Outback Brasil já vinha sendo negociada desde 2019, quando a empresa contratou o Bank of America para assessorar a transação. A pandemia, no entanto, atrasou o processo, que tinha o objetivo de reforçar a atividade nos Estados Unidos, cujo desempenho estava baixo.

Em comunicado, a Bloomin'Brands afirmou que a venda, por R$ 1,4 bilhão (aproximadamente US$ 243 milhões), reflete um valor total da empresa de R$ 2,06 bilhões, ou 6,5x o EBITDA dos últimos 12 meses, líquido de royalties. "O preço de compra será pago em duas parcelas: 52% na data de fechamento e 48% no primeiro aniversário da data de fechamento. Temos a opção de vender nossa participação restante em 2028."

"Estamos felizes por ter encontrado um formato com a Vinci para maximizar os objetivos de curto prazo da Bloomin' Brands e, ao mesmo tempo, manter nosso compromisso de longo prazo com o Brasil", disse Pierre Berenstein, Vice-Presidente Executivo de Estratégia Global de Clientes e Brasil da Bloomin' Brands e ex-CEO das operações brasileiras até 2023. "Seguiremos sendo um acionista relevante e pretendemos continuar levando hospitalidade, alta qualidade e a experiência única reconhecida pelos nossos clientes", completa.

Estadão
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