Golpe do consignado ganha nova versão com venda de 'kit fraude' por criminosos; entenda
Esquema conta com ajuda de funcionários do INSS para desbloqueio e reset de senhas de aposentados e pensionistas
Criminosos estão comprando, ilegalmente, pacotes com dados pessoais, documentos e até selfies de possíveis vítimas de golpes financeiros. O chamado 'kit fraude' é vendido por meio de grupos em aplicativos de conversa e tem até uma central de atendimento para dúvidas. O esquema criminoso foi revelado pelo Fantástico, da TV Globo.
Segundo a polícia, as quadrilhas conseguem os dados e documentos na internet com uma quadrilha, que também conta com a ajuda de funcionários do INSS. Esse tipo de organização criminosa vende, inclusive, redefinição de senhas e desbloqueio para empréstimos consignados.
Conseguir os empréstimos é o objetivo dos criminosos com os dados em mãos. Eles usam para acessar o aplicativo Meu INSS para solicitar empréstimos consignados, que descontam diretamente na folha de pagamento do aposentado ou pensionista.
Especialistas alertam para a necessidade de estar sempre atento à folha de pagamento, para evitar que descontos de empréstimos feitos por golpistas passem despercebidos.
A Federação Brasileira de Bancos informou que acompanha permanentemente todos os temas relacionados à segurança cibernética, ainda que eles não tenham origem no sistema financeiro.
Enquanto isso, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, informou à reportagem que pediu abertura de investigação sobre os funcionários do INSS que atuam para ajudar nos golpes na Polícia Federal.