Golpe do falso boleto: saiba como identificar
O Brasil gera cerca de 6 bilhões de boletos bancários anualmente, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban); veja como evitar
Conta de luz, telefone, IPVA, mensalidade da escola, prestação de carro, imóvel... é boleto que não acaba mais, né? O Brasil gera cerca de 6 bilhões de boletos anualmente. Se já é suado pagar todas estas contas, imagina descobrir que você pagou um boleto e ele era falso.
Os golpistas estão cada mais vez mais profissionais. Para gerar guias falsas de pagamento, os criminosos se aproveitam de dados pessoais disponíveis na internet. Para evitar este tipo de golpe, é importante que você confira sempre o nome do favorecido no momento do pagamento. Se o favorecido não for o nome da instituição que você tem que pagar, desconfie.
Além disso, sempre desconfie de cobranças enviadas por SMS ou aplicativos de mensagem. Verifique também o se o site no qual foi gerada a guia para pagamento é oficial. Dê preferência para usar o código de barras, pois se o boleto for adulterado, não vai funcionar. Se isso acontecer, desconfie!