Golpe do falso emprego pede pagamento em criptomoeda
Mais um golpe se torna conhecido por fazer diversas vítimas com falsas promessas
Você não pode baixar a guarda. De jeito nenhum. Mais um golpe do falso emprego está fazendo vítimas no País, agora envolvendo até pagamento com criptomoedas.
O golpe funciona assim: você recebe um e-mail de um recrutador de uma empresa reconhecida no mercado. O e-mail é bem convincente e manifesta interesse em fazer uma entrevista para um trabalho remoto.
O golpe é realmente bem engenhoso e começa sua ação a partir do momento que a proposta de emprego é enviada. A pessoa então aceita a proposta e começa a “trabalhar” para a empresa, que passa a pedir que ele faça tarefas envolvendo criptomoedas da própria vítima, que serão “reembolsadas posteriormente”.
Obviamente, trata-se de um “hiracking” (“hire” + “hacking”, ou seja um “hacking de contratação”) e o reembolso jamais será feito. Quando a vítima percebe, já perdeu criptomoedas e o empregador/empresa desaparece.
A dica aqui é ter um cuidado redobrado com supostos empregadores que pedem que você use sua wallet (carteira de criptomoedas). Nenhuma empresa séria pede isso. Não importa se suas criptomoedas estão em uma wallet física ou em uma exchange (corretora), a dica de segurança é não usá-las dessa forma.